Os lacticínios também podem ser extremamente inflamatórios. Isto porque podem ter quantidades grandes de hormonas e por serem para algumas pessoas difíceis de digerir, levando a mais sintomas e maior inflamação. Esta reação pode ser desencadeada pela lactose (açúcar do leite) ou pela caseína (proteína encontrada no leite) que podem “irritar” as lesões da Endometriose e o próprio intestino, levando mais uma vez a episódios de dor.
Pelas mesmas razões, a carne vermelha também não é aconselhável por ser bastante inflamatória e difícil de digerir.
Mais alimentos inflamatórios também são de evitar: como o álcool, a cafeína, bebidas energéticas, refrigerantes e chocolates.
Em oposição, é de realçar o efeito que as fibras têm na alimentação. As fibras solúveis mantêm os alimentos em movimento no intestino e ajudam o corpo a expelir as hormonas em excesso. Frutas, leguminosas, cereais integrais e sementes, são boas fontes deste tipo de fibra.
Vão ser grandes os esforços que uma paciente com endometriose precisa de fazer para ver melhorias na sua qualidade de vida, mas vai valer a pena. A dor diminui, o inchaço também e aumenta a energia e o bem-estar.
Um nutricionista com conhecimento nesta patologia pode ajudá-la da melhor forma. É importante pedir ajuda e não acreditar que vai ter de viver sempre com estes sintomas.
“Faça do seu alimento o seu remédio”. (Hipócrates)
Maria Santana Lopes
https://www.facebook.com/Maria-Santana-Lopes-Nutricionista-389059471222424/
https://www.instagram.com/nutricionista_maria_s_l_/