A Fundação Francisco Manuel dos Santos organiza nos dias 27 e 28 deste mês, no Teatro Camões, em Lisboa, o encontro “Outra vez nunca mais”. Que lições para o futuro devemos tirar da Covid-19 e da crise que lhe sucedeu? Que ideias e contributos podem ajudar-nos a prevenir e preparar melhor futuras pandemia?
Neste encontro, a Fundação Francisco Manuel dos Santos quer debater planos de resposta eficazes para o pós-pandemia, em Portugal e no mundo. Com base no estudo da Fundação, “Um novo normal? Impactos e lições de dois anos de pandemia em Portugal”, faz-se o diagnóstico e reflete-se sobre o que podemos e devemos fazer para prevenir e preparar as respostas a outras pandemias. Na saúde, na economia, na ciência, no modo como comunicamos e nos relacionamos, na forma como vivemos a democracia e a cidadania.
Encontro “Outra vez nunca mais”
Um encontro que reúne especialistas internacionais como o reputado economista Adam Tooze, o especialista na descoberta de novos vírus e professor de biologia na Universidade de Stanford’s, Nathan Wolfe, o estratégia de comunicação do antigo primeiro ministro britânico Tony Blair, Alastair Campbell e a diretora no Institute for the future Jane McGonigal, especialista em foresight.
Os oradores portugueses são Ana Maria Belchior, Ana Santos Pinto, Ângela Silva, Bárbara Reis, Bruno Cardoso Reis, Carla Jorge de Carvalho, Carlos Jalali, Céu Mateus, David Dinis, Edna Costa, Filipa Miriam, Francisco Mendes da Silva, Gonçalo Saraiva Matias, Hugo Figueiredo, José Carlos Araújo, Maria Manuela Calheiros, Miguel Faria e Castro, Miguel Herdade, Sara Falcão Casaca e Susana Peralta.
O encerramento da ordem de trabalhos destes dois dias fica a cargo de Jaime Gama e o evento termina com chave de ouro com o concerto de Rodrigo Leão – A estranha beleza da vida.
Esta é uma oportunidade valiosa de prepararmos o futuro que queremos.
Nota: Fotografia por Verónica Silva