Empresas com foco no bem-estar das suas pessoas

Fátima Lopes // Fevereiro 8, 2024
Partilhar
empresas
empresas

À medida que vou mergulhando no mercado empresarial e tenho oportunidade de conhecer várias empresas, de diferentes dimensões e em zonas geográficas distintas, percebo que o mundo do trabalho está mesmo a mudar. As pessoas já não procuram um emprego para a vida toda, estando dispostas a abdicar de um elevado grau de satisfação, a vários níveis. 

Hoje há uma cada vez maior consciência de que é fundamental sermos felizes no nosso trabalho e sentirmo-nos realizados com aquilo que fazemos. Queremos ser bem tratados, reconhecidos pelo nosso valor, competência e entrega. Sabemos que é normal e legítimo ambicionar um plano de carreira e querer evoluir. 

Percebemos cada vez mais rapidamente quando uma empresa nos trata como um número numa folha de Excel, sem qualquer tipo de humanização nem interesse pela nossa felicidade e bem-estar. 

Esta evolução aliada à informação trazida pelos investigadores nestas áreas, tem levado a que muitos empresários percebam que é urgente apostar no bem-estar das suas pessoas. Não há competitividade nem crescimento, nem liderança de mercado, com colaboradores que não estejam bem. Até podem alcançar os resultados esperados, mas o custo dessa conquista acaba por vir mais à frente, normalmente com burnout, depressão ou outras patologias da mesma família. 

Uma empresa verdadeiramente saudável em termos de negócio, tem de proporcionar às suas pessoas um ambiente saudável, condições para equilibrar as várias áreas da sua vida, tempo para parar, desligar, descansar e viver a vida, reconhecimento e valorização e, por fim, possibilidade de sonhar. 

Até na forma como os escritórios hoje são pensados e organizados, se percebe que o paradigma mudou e que as pessoas são, sem dúvida, a maior riqueza das empresas. 

É cada vez mais comum encontrar zonas de lazer dentro dos escritórios, encontrar espaços agradáveis e cheios de luz para trabalhar ou simplesmente para parar e tomar um café, ter alimentos saudáveis disponíveis, existir uma agenda de prática de exercício físico e aulas de meditação, programas de well being e acções de team building

Atrair e reter talento para as empresas, é um desafio. Hoje são as empresas que têm de provar que são locais onde vale a pena trabalhar. 

Quem não seguir este caminho, terá muita dificuldade em ser ou permanecer uma empresa de sucesso. Porque cada vez mais, o que conta são as pessoas.

Nota: Fotografias por Verónica Silva 

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais