É Natal, tempo de começar a amar o nosso planeta

Fátima Lopes // Dezembro 6, 2019
Partilhar

Nesta época, tradicionalmente, associada a um maior consumo de bens materiais, decidi escrever-vos um pouco sobre sustentabilidade. Não sou uma especialista na matéria, mas, sim, uma pessoa como todas as outras, que se interessa pela saúde do nosso planeta. E a verdade é que a Terra grita pela ajuda de todos nós. 

Todos somos responsáveis pelo actual estado do nosso planeta.

E, é preciso fazer alguma coisa com urgência. Arregaçar as mangas e passar da teoria à acção. Mais do que se debater ideias, que também é preciso, é importante agir e não ficar retido no pensamento: “Sou apenas mais uma pessoa, não vou fazer diferença”. 

Todos podemos fazer diferença! 

O que eu faço, mesmo que seja pouco, juntando ao pouco que você faz vai, sem dúvida, fazer diferença. Tomemos como exemplo a utilização de gel de banho. Se, em nossa casa, gastarmos uma embalagem de gel de banho por mês, num ano são 12 embalagens de plástico. Isto multiplicado por tantas e tantas casas de famílias por este mundo fora, imagine o resultado. E, nem todos têm como hábito reciclar. Ou porque naquele dia optam por colocar a embalagem no lixo comum, ou porque não têm um ecoponto perto de casa, ou porque simplesmente não se interessam pelo tema. Como podemos continuar tão desligados da Casa de todos nós?

Reciclar o plástico, por si só, não chega.

Reciclar é, sem dúvida, uma prática que todos devemos adoptar. No entanto, apesar de muitos portugueses já terem aderido à reciclagem, é preciso entender que reciclar o plástico não chega. 

Mais do que reciclar, é preciso reduzir.   

É urgente aprender a reduzir. E, se todos formos adoptando pequenos gestos no nosso dia-a-dia, a mudança que irá acontecer de forma gradual terá um impacto significativo no nosso planeta.  

Um esforço conjunto para salvar o nosso planeta. 

Chegámos a um ponto em que dificilmente conseguiremos reverter a situação em que se encontra a Terra. No entanto, se todos dermos as mãos e fizermos frente a este cenário, conseguiremos fazer a diferença. São cada vez mais as marcas atentas a estas questões relacionadas com sustentabilidade. E, cabe a cada um de nós acompanhar esta mudança. 

Reduzir o consumo de plásticos de apenas uma utilização (por exemplo, voltando à questão do gel de banho em embalagem de plástico, podemos optar por um bom sabonete hidratante, de preferência de origem natural, sem químicos), evitar o desperdício, usar a sua garrafa reutilizável, comprar a granel (de preferência levando as suas próprias embalagens, como frascos de vidro, por exemplo). São, apenas, alguns exemplos do que pode começar a fazer já hoje em sua casa. 

Neste Natal, lembre-se do nosso planeta e ofereça-lhe também um bocadinho de si. Comprometa-se a adoptar gradualmente hábitos mais sustentáveis e faça diferença na vida de todos nós. 

Nota: Fotografia por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais