É desta, vou deixar de fumar!

Raquel Rosa // Maio 31, 2022
Partilhar
deixar de fumar
deixar de fumar

Quanto vale um cigarro? Ao Joaquim valeu um cancro do pulmão, à Maria um enfarte agudo do miocárdio, ao Manuel um acidente vascular cerebral (AVC). As histórias das vítimas do tabaco multiplicam-se, traduzindo mortes não só evitáveis como precoces. Em Portugal, mais de 13 mil pessoas morreram em 2019 por doenças atribuíveis ao tabaco, o que corresponde quase ao dobro do número de vítimas da COVID-19 no primeiro ano de pandemia.

Deixar de fumar aumenta o tempo de vida e a qualidade de vida.

Que o digam os 21,4% de portugueses que em 2019 eram ex-fumadores. Fizeram-no pela saúde, pelos filhos e pelos netos, por um maior desempenho físico, por uma pele mais bonita, para poupar. Pela liberdade de não fumar. Pela vida.

Os benefícios de deixar de fumar ocorrem em qualquer idade, independentemente do número de cigarros ou de anos a fumar. 

Esses benefícios são imediatos e tanto maiores quanto mais tempo se passa sem fumar: (i) vinte minutos depois a pressão arterial e o pulso baixam; (ii) após duas semanas a três meses respira-se melhor, sente-se mais energia, mais olfato e mais paladar; (iii) dois a cinco anos depois o risco de AVC torna-se semelhante ao das pessoas que não fumam; (iv) dez anos depois o risco de cancro do pulmão reduz-se para metade do verificado num fumador.

Se é fácil deixar de fumar? Não é fácil e pode ser desafiante. 

A nicotina presente no tabaco provoca dependência física e psicológica. Ao parar de fumar podem surgir sintomas de abstinência, como mal-estar, irritabilidade e momentos de forte desejo de voltar a fumar.

“É desta, vou deixar de fumar!”

Se é fumador e sente “é desta, vou deixar de fumar”, faça uma lista das razões que o levam a querer deixar de fumar, conheça as circunstâncias em que fuma, calcule quanto vai poupar se deixar de fumar e fixe uma data para deixar de fumar (dia D). A partir do dia D, não volte a fumar, utilize estratégias para ultrapassar o desejo de voltar a fumar (beba um copo de água, controle a respiração, distraia a mente), evite os momentos em que habitualmente fumava, evite aproximar-se de fumadores, faça uma alimentação saudável, aumente o seu nível de exercício e guarde o dinheiro que está a poupar num local visível.

Não faça como mais de 80% dos fumadores e procure ajuda junto do seu médico. 

É sabido que a maioria das pessoas que para de fumar sem apoio acaba por recair ao fim de algum tempo. O acompanhamento em consultas de Cessação Tabágica aumenta de forma muito significativa a probabilidade de sucesso em deixar de fumar. Estas consultas são realizadas por profissionais especializados, junto dos quais os fumadores podem encontrar apoio intensivo e individualizado a nível comportamental, psicológico e farmacológico. Informe-se com o seu médico ou consulte a rede de consultas de Cessação Tabágica disponíveis no Sistema Nacional de Saúde através do site da Direção Geral da Saúde. 

Escolha a vida. É desta!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais