Dignificar a nossa menstruação

Vânia Beliz // Maio 28, 2020
Partilhar

O nosso ciclo menstrual continua a ser um tema do qual quase não falamos, para muitas, sinónimo de desconforto, sujidade e de nojo. A nossa percepção da menstruação vem da forma como o corpo feminino tem vindo a ser tratado. 

Falar de menstruação está quase sempre associado aos cuidados de higiene.

Falar de menstruação está quase sempre associado aos cuidados de higiene, que nos últimos anos se multiplicam nas prateleiras dos supermercados. Não me lembro de alguma vez ter encontrado um produto para lavar prepúcios, pénis ou testículos, mas para a vulva e vagina parecem não faltar. Os pensos higiénicos ultra perfumados, finos, de todos os tamanhos invadem os corredores da higiene e prometem: “segurança”, “proteção”, “leveza” para “aqueles” dias “difíceis” do mês.

A maior parte das mulheres nunca ouviu falar de menstruação de forma positiva.

Alguém lhes disse que era um dói-dói, quando surpreenderam a mãe sentada na sanita, que viraríamos mulheres, que teríamos de ter muitos cuidados e mais responsabilidade.

Menstruar foi apresentado para muitas com uma condenação como se nos arrancassem a boneca dos braços e nos transformássemos em mulheres… Já agora, antes éramos o que? 

O que é ser uma mulher?

A maior parte das meninas não sabe nada sobre menstruação e, por mais estranho que pareça, muitas mães também parecem não saber… Estima-se que 20% das mulheres nunca tenha visto a sua vulva, muitas nem sabem que temos orifícios diferentes e que xixi e fluxo menstrual saem por sítios diferentes. Estranho não é?

A Educação Sexual é necessária para pôr fim a alguns tabus.

A Educação Sexual, obrigatória, parece não chegar às necessidades reais das crianças e dos jovens e, apesar da informação circular, agora, de forma bem mais rápida, parece que não é suficiente para pôr fim a alguns tabus.

Achamos que falar de menstruação não é necessário, mas quando nos juntamos e falamos de dificuldades e de desconfortos percebemos que o silêncio em nada tem contribuído para a nossa descoberta e ligação a esta fase tão importante do nosso ciclo de vida.

Apesar de conhecer diversas realidades, algumas que nem imaginamos ser possíveis, em Portugal, não há grande dificuldade, na sua generalidade, na aquisição do material de proteção para esta fase, ao contrário de outros países onde meninas faltam à escola e mulheres deixam de ir ao mercado vender porque não têm como se manter limpas durante os dias da sua menstruação.

A menstruação é um sinal de saúde, de maturação e de celebração feminina.

Em Portugal a maior parte das meninas usa pensos higiénicos e muitas desconhecem outras alternativas, a maior parte queixa-se de dificuldade de menstruar no espaço público e as mais velhas sentem o mesmo. Nas escolas falta papel, sabão para as mãos, caixotes do lixo e até trincos nas portas que garantam privacidade. Faltam cortinas nos balneários para termos privacidade numa altura em que temos corpos tão diferentes e condições para podermos estar no espaço público a menstruar com a dignidade que merecemos. A menstruação é um sinal de saúde, de maturação e de celebração feminina. O nosso sangue não envenena e nem mata ninguém.

Dia da Higiene Menstrual

Queremos que as pessoas que menstruam, nem todas são mulheres, tenham a possibilidade de aprender mais sobre o seu corpo, de o aceitar e de experimentar esta fase como algo especial, sem vergonha, sem nojo, sem indiferença.

A 28 de Maio celebra se o Dia da Higiene Menstrual ao qual muitas ativistas preferem chamar dignidade menstrual, para que nenhuma pessoa seja discriminada por menstruar. Para que ninguém sinta nojo do seu corpo e que possa ter acesso aos cuidados que precisa… um longo caminho quando pensamos nos milhões de mulheres deslocadas, sem acesso a água, sem acesso a um pano para se limpar e sem viver com a dignidade que tem direito.

Conheça aqui os projetos à volta do mundo que lutam por estes objetivos.

Nota: De forma a assinalar o dia de hoje, estarei em directo na minha página de Facebook, pelas 18h30, para um momento de partilha e aprendizagem. Vamos conversar com mulheres de vários países, que nos vão dar a perspectiva de como é a realidade de menstruar noutros contextos. Vamos, ainda, falar de bloqueios e obstáculos às meninas e mulheres e conhecer projetos, inspiradores.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais