Agora que o verão já passou e antes que equacione para o ano recorrer às dietas loucas para corrigir o que a alimentação e o exercício físico não fizeram, deixo algumas informações que o alertem para os perigos das mesmas. Infelizmente são muitas as pessoas que aderem às ditas dietas (loucas) de verão, principalmente as mulheres. E isto porquê? Porque querem perder peso rapidamente. São sobretudo dietas de revista e de internet, como por exemplo: dieta da sopa, dieta da cevada, dieta da banana, eu até já ouvi dieta do chocolate!
O que notamos, felizmente, é que cada vez mais as pessoas procuram perder peso e comer de uma forma saudável mais cedo e tendem a manter depois da época balnear.
Reparem que 53% da população portuguesa tem excesso de peso e estes números tendem a aumentar, por isso, é normal que cada vez mais pessoas procurem soluções, tanto a nível da alimentação, como em suplementos alimentares, como na atividade física.
Emagrecer e perder peso são etapas distintas. Emagrecer é perder gordura, o que leva o seu tempo. Perder peso é aquilo que é produzido pelas dietas rápidas e significa unicamente retirar água ao organismo.
O problema é que não são dietas consistentes e são muito restritivas. Resultado: desiste-se facilmente, acaba por se recuperar o peso e muitas vezes até, a ganhar mais do que o que se tinha. Além disso, podem ainda trazer várias complicações. O que se passa é que em perdas de peso repentinas, perde-se massa magra: músculo e água, enquanto ao perder peso de uma maneira equilibrada e saudável, juntamente com a actividade física, se perde massa gorda.
Há uma restrição calórica, mas também de muitos nutrientes e isso não é saudável. Mesmo que perca peso, recupera-o, o que acaba por causar alguma ansiedade e frustração.
Fazer uma dieta não pode, ou não deve, ser encarado como uma situação temporária, mas sim como uma mudança de estilo de vida, uma mudança para uma vida mais saudável.
Para perder peso é preciso mudar de atitude, melhorar o estilo de vida e basear essa revolução em 2 pilares: na alimentação e no exercício físico. Se tiver excesso de peso e perder 5-10% do mesmo por todo o corpo, melhora significativamente a saúde: reduz a incidência de diabetes e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
O meu papel como Nutricionista é principalmente a educação alimentar. Se as pessoas aprenderem a comer, fizerem uma alimentação saudável 6 dias por semana e a sua “asneira” nos dias de festa, se os Nutricionistas ensinarem esse equilíbrio não há necessidade de recorrer a estas dietas loucas de Verão.
Obrigada,
Maria Santana Lopes
https://www.facebook.com/Maria-Santana-Lopes-Nutricionista
https://www.instagram.com/nutricionista_maria_s_l_