Hoje, dia 13 de agosto, assinala-se o Dia Mundial do Canhoto. Estima-se que em todo o mundo, um indivíduo em cada dez é canhoto. Alguns leitores podem, eventualmente, questionar a necessidade de existir um dia dedicado aos esquerdinos. Contudo, é necessário olhar para trás, ao longo da história da humanidade, para perceber que efetivamente esta homenagem é merecida.
Celebrado pela primeira vez em 1976, o Dia Mundial do Canhoto tem como objetivo desmistificar e lutar contra a discriminação associada. Apesar de sabermos hoje que esta particularidade representa uma predominância natural da lateralidade, décadas atrás as pessoas com esta singularidade eram marginalizadas e ostracizadas por serem consideradas azaradas e até maléficas.
As gerações acima dos quarenta anos ainda se devem lembrar da pressão exercida pelos professores e pelos pais para aprender a escrever com a mão direita independentemente da sua predominância natural. O meu irmão faz parte deste grupo etário e, ainda hoje, tem memórias claras das fortes repreensões/pressões recebidas quando era criança, pelo simples facto de agarrar numa caneta com a mão esquerda.
Atualmente tudo isso parece-nos estranho, não é? Porque é que era tão importante escrever com a mão direita? Porquê anular um gesto natural, automático e próprio da pessoa? Bem… digamos que os tempos eram outros e, por ser algo tão pouco habitual e diferente, os preconceitos sociais, culturais e religiosos, foram crescendo em torno desta questão até ao ponto de lhes serem associadas limitações físicas e psicológicas.
Em suma, a história não foi meiga para os canhotos e ainda hoje, apesar da mudança de paradigma, a sociedade não lhes facilita muito a vida, pois a maior parte das coisas continuam a ser pensadas para os destros. Neste sentido, em forma de homenagem a todos os canhotos e aos “falsos” destros seguem alguns factos relativos a esta fantástica particularidade.
4 Factos relativos à particularidade de ser canhoto:
1. O que é ser canhoto?
Contrariamente aos destros, os esquerdinos desenvolvem mais o hemisfério cerebral direito responsável por reger todo o lado esquerdo do corpo. Num estudo publicado em 2019 na revista científica “Brain, A journal of neurology” (Volume 142, Nº 10, pág.2938–2947), foram identificados genes associados a esta lateralidade e descobertas algumas diferenças na própria estrutura cerebral. Desta forma e de acordo com os investigadores, a predominância lateral é definida ainda num estádio embrionário e as alterações estruturais podem ser responsáveis por melhores competências verbais por parte dos canhotos.
2. Os canhotos pensam mais rápido
De acordo com um estudo publicado na revista científica “Personality and Social Psychology Bulletin” (2012; 38(9); Pag.1107-1119), os canhotos sentem-se mais confortáveis e capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e demonstraram melhor capacidade de recordar eventos.
3. Os canhotos são melhores no desporto
Apesar de representarem menos de 15% da população mundial, estima-se que 40% dos jogadores de ténis são esquerdinos. A título de curiosidade: sabia que o jogador de ténis Rafael Nadal aprendeu a jogar ténis com a mão esquerda, apesar de ser destro? Porquê? Por ser uma vantagem técnica, tanto no tempo de reação como na sua performance.
4. Canhotos famosos
Para quem ainda tem dúvidas acerca das capacidades dos canhotos segue a listagem de pessoas famosas: Leonardo Da Vinci; Michelangelo; Albert Einstein; Napoléon Bonaparte; Marie Curie; Neil Armstrong; Winston Churchill; Kurt Cobain; Noel Gallagher; David Bowie; Sir Paul McCartney; James Cameron; Lewis Carroll; Marilyn Monroe; e __________________________ (preencha este espaço com o nome da pessoa canhota ou “falsa” destra que conhecer).
Canhoto ou não… sejam felizes!