Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa

Fátima Lopes // Junho 15, 2023
Partilhar
pessoa idosa
pessoa idosa

Registe! Hoje, 15 de Junho, assinala-se o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Este dia foi instituído em 2006 pela Rede Internacional para a Prevenção do abuso à pessoa idosa. Se já nessa altura havia alguma consciência de que os mais velhos não estavam a ser bem tratados nos países desenvolvidos, hoje ninguém tem dúvidas que esta é uma realidade comum. 

Fala-se do tema, mas pouco e nem sempre de forma profunda. 

A sociedade tem vergonha dos idosos e, por isso, foge de reconhecer que não os trata bem. 

O envelhecimento da população tem trazido o aumento dos maus tratos físicos e psicológicos e o seu esquecimento tanto pelas famílias, como pelos serviços que os deveriam acolher e cuidar com dignidade e carinho. Custa-me a perceber porquê.

No tempo dos meus avós era impensável não estimar um idoso, não cuidar dele o melhor possível até ao fim dos seus dias e não o amar e respeitar pelos laços familiares e exatamente por ser idoso. Ser idoso garantia respeito, porque havia a consciência de que a idade é mais do que a soma matemática dos anos. É uma vida vivida enquanto se ajuda outras a construir. É o acumular de experiência e sabedoria, extremamente valiosa para sabermos fazer as melhores escolhas no trajeto da vida. 

A verdade é que, apesar de vivermos numa sociedade cada vez mais envelhecida, continua a predominar entre nós uma visão negativa do envelhecimento. 

A sociedade olha para quem envelhece apenas como alguém frágil, doente e dependente. Esta visão negativa e os preconceitos associados às pessoas idosas, levam ao desrespeito pelos seus direitos, à exclusão e marginalização. 

Uma pessoa que desrespeita ou maltrata um idoso, nunca poderá ser boa pessoa. 

Além de não ser boa pessoa, é alguém incapaz de olhar para a linha da vida e de se lembrar que hoje são eles os idosos, amanhã  seremos nós. E então: quando lá chegar, como quero que me tratem e que olhem para mim?

Nota: Fotografia por Verónica Silva / Carolina Prata

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais