Dia Mundial da Audição

Luísa Monteiro // Março 3, 2021
Partilhar
dia mundial da audição
dia mundial da audição

A Organização Mundial de Saúde assinala o dia 03 de Março de 2021 como Dia Mundial da Audição. E o lema deste ano é: “Cuidados Auditivos para Todos: rastrear, reabilitar e comunicar”. 

Hoje será lançado o World Report on Hearing que pretende desencadear uma resposta global para a identificação e tratamento da perda auditiva e das doenças dos ouvidos ao longo das diferentes fases da vida das pessoas. Este relatório visa implementar a resolução da Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (WHA70.13), sobre a prevenção da surdez e da perda auditiva.

Das 466 milhões de pessoas que sofrem com algum problema de audição em todo o mundo, 34 milhões são crianças. 

O número de pessoas com surdez no mundo pode duplicar até 2050 e chegar a 900 milhões de indivíduos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As ideias-chave para este Dia Mundial da Audição são:

  • Uma audição normal e uma correta comunicação são importantes em todas as fases da vida;
  • Alguns casos de perda auditiva e algumas doenças dos ouvidos podem ser evitadas protegendo-se contra sons muito intensos, através de boas práticas de cuidados dos ouvidos e vacinações;
  • A perda de audição e as doenças dos ouvidos com ela relacionadas podem ser tratadas quando identificadas e tratadas a tempo;
  • As pessoas com risco de perda auditiva devem testar a sua audição regularmente;
  • As pessoas com perda auditiva e doenças de ouvidos relacionadas devem procurar profissionais de saúde.

A Saúde Auditiva em Portugal

Em Portugal desconhecemos o número de pessoas afetadas por algum grau de perda auditiva, no entanto, desde 2005 uma percentagem crescente de recém-nascidos tem vindo a ser sujeita a rastreio auditivo neonatal e a acompanhamento adequado. Em 2019 foi reportada, por 30 maternidades portuguesas, uma cobertura de 97% dos recém-nascidos aí nascidos (envolvendo cerca de 60.000 nascimentos); mais de 140 crianças com perda auditiva foram identificadas precocemente e o seu plano de reabilitação auditiva foi implementado.

Pretende-se também alargar o rastreio auditivo à idade pré-escolar e também o rastreio e o seguimento das populações de maior risco, nomeadamente dos cidadãos sénior, pois reconhece-se o papel importante da perda auditiva na depressão, no isolamento social e na degradação cognitiva dos idosos.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais