A altura de retirar as fraldas a um filho (desfralde) é sempre um momento de alguma ansiedade para os pais. No entanto, para que corra bem e sem grandes sobressaltos, deve ser exactamente o oposto, ou seja, um momento de tranquilidade e serenidade. Assim, aqui ficam alguns conselhos práticos para que esta seja mais uma etapa feliz para si e para o seu filho.
6 conselhos práticos para um desfralde tranquilo e sereno:
. Respeite a velocidade e desenvolvimento do seu filho.
Este é o principal aspecto a reforçar. As crianças são todas diferentes e não é obrigatório fazer o desfralde a todas na mesma altura. De um modo geral, a partir dos 2 anos (mais ou menos), a maior parte das crianças começa a adquirir alguma capacidade para controlar os esfíncteres e, desse modo, a eliminação da urina e fezes. No entanto, nem todas adquirem essa capacidade ao mesmo tempo, pelo que é importante perceber se o seu filho já está preparado ou não. Se não estiver, a melhor solução é mesmo aguardar.
. Não recrimine.
Salvo raras excepções, a maior parte das crianças não urina no chão de propósito. Às vezes é porque não tiveram tempo de ir à casa de banho, outras vezes porque se distraíram a brincar ou então porque, simplesmente, ainda não perceberam muito bem como evitar que isso aconteça. O mais importante nessas situações é não ralhar ou recriminar pelo que aconteceu, mas antes conversar e mostrar o seu agrado quando corre bem. Lembre-se que reforço positivo é sempre mais eficaz do que a punição!
. Não force.
Se a criança não quer sentar-se na sanita ou no pote não deve forçá-la. Se o fizer, ela pode criar aversão ao momento e dificultar muito mais o desfralde. Tente antes convencê-la e, por vezes, até ajuda deixar ser a criança a escolher entre sanita ou pote, por exemplo.
. Aproveite os meses mais quentes (Verão), embora isso não seja uma necessidade.
Existe a ideia, mais ou menos, generalizada de que as fraldas só devem ser retiradas no Verão, quando o tempo é mais quente. Isso não é, de todo, uma obrigatoriedade, mas na verdade pode ajudar um pouco. Isto porque quando o tempo está mais quente as crianças transpiram mais e acabam por urinar menos. Por outro lado, também as roupas são mais leves e é mais fácil lavá-las se houver algum “acidente”. De qualquer forma, se o seu filho ainda não estiver preparado no Verão, é preferível deixar para o Inverno do que tentar forçar e antecipar algo que deve acontecer naturalmente.
. Prepare o desfralde com alguma antecedência.
Tal como referi acima, a maior parte das crianças não devem ser desfraldadas antes dos 2 anos. No entanto, é possível ir trabalhando um pouco nesse sentido a partir dos 18 meses. Assim, a partir dessa idade pode (e deve) começar a sentar o seu filho na sanita ou pote de vez em quando (quando lhe troca a fralda, quando vai à casa de banho ou quando lhe vai dar banho, por exemplo), para ele se ir habituando ao “ritual”. A ideia é que ele perceba que pode fazer alguma força para urinar por vontade dele e, se conseguir que ele se aperceba disso até aos 2 anos, o seu trabalho vai ficar muito mais facilitado.
Em jeito de conclusão, gostaria apenas de reforçar que este deve ser um momento de paz e não de guerra. Não há nada melhor do que ver e acompanhar os nossos filhos a crescer e todas estas conquistas devem ser vividas com naturalidade e orgulho.
Nota: Fotografia por Verónica Silva.