Qual a importância de envolver as crianças em contexto desportivo?
Os benefícios associados a prática de exercício físico e desporto tem sido, desde sempre, alvo de muito interesse, no que respeita à investigação científica associada aos jovens. Neste âmbito, o interesse em estudar os efeitos da participação desportiva no sucesso académico vem de longe e, uma das primeiras organizações que procurou dar respostas a esta associação foi a Fundação Carnegie que, já em 1927, reviu todos os estudos publicados até à data no seu “Relatório Anual XXII”.
Quais os efeitos da participação desportiva no sucesso académico?
Invariavelmente, a participação desportiva avaliada em contexto controlado, ou seja em situação laboratorial (ex: Eccles, Barber, Stone, & Hunt, 2003), com grupo de controlo e grupo experimental, tem evidenciado uma enormíssima quantidade de benefícios para os jovens, desde a qualidade da sua saúde física (instalando hábitos de vida saudáveis), à sua saúde mental e, de igual forma, em termos dos seus resultados académicos (uma preocupação mais evidente nos encarregados de educação).
Naturalmente que, a simples exposição à prática desportiva não traduz, invariavelmente, este tipo de resultados. É necessário que as crianças estejam integradas em organizações desportivas que integrem adultos ética e deontologicamente responsáveis, logo, preparados do ponto de vista técnico e humano, e com especialização no escalão etário em que se movem.
A importância do Encarregado de Educação também se envolver:
De igual importância, e para que se trate de uma experiência bem sucedida, é necessário que os Encarregados de Educação se envolvam, procurando informação atualizada e estando atentos à evolução do seu educando sem, no entanto, interferir extemporaneamente, no processo de treino e na experiência desportiva dos seus educandos… sendo que, este ponto de “interferir q.b.”, nem sempre é assim tão fácil de aferir e é, muitas vezes, uma “sabedoria” que se vai construindo com o tempo (e, às vezes, com os erros).
Parece difícil? Às vezes, é de facto… Mas, as vantagens associadas são múltiplas, atendendo a que assim, se começa a treinar:
- a ter prazer numa atividade (e a persistir quando não corre bem);
- a obter resultados através do esforço produzido;
- a respeitar o outro (colegas e figuras de autoridade – treinadores);
- a saber trabalhar em conjunto, desenvolvendo espírito de equipa (inter-relação e interdependência);
- a confiar (em si próprio e no outro)
- a ser disciplinado;
- a aprender a lidar com o sucesso e o insucesso;
- a ser inclusivo ou, por outras palavras, a respeitar a diferença (e, até, a perceber as suas vantagens);
- entre tantas, tantas outras Competências de Vida!
Às vezes, também se começa a construir um sonho!
Nota: Um agradecimento especial ao Clube de Albergaria Futebol Feminino (sub-8), pelo excelente vídeo que nos ajuda a refletir (foi, na realidade, a inspiração para este artigo) sobre a importância de envolver as crianças em contexto desportivo, desde idades muito precoces.