De onde vem a saúde?

José Santos // Janeiro 18, 2017
Partilhar

O trabalho de preservar a saúde é feito pela própria pessoa. Na minha consulta trabalho prioritariamente a alimentação, o exercício físico, a gestão emocional e igualmente a relação da pessoa com o mundo.

Em todas as idades as pessoas devem fazer exercício regular e adequado à sua condição física, ter uma alimentação variada e rica em todos os grupos nutricionais, com quantidades equilibradas e de boa qualidade, mas como seres vivos sociais, precisamos de nos relacionar harmoniosamente com o mundo que nos rodeia, de nos sentirmos integrados e importantes para a nossa comunidade, para manter a nossa saúde. Uma pessoa que se alimente convenientemente, faça exercício regular e que se sinta integrada e importante no seu meio social, terá mais facilidade de não viver em “stress” e assim pouco precisará de profissionais para a ajudar a manter a sua saúde.

O meu objetivo como médico é trabalhar a prevenção em todas as dimensões, em especial a primária (prevenção do surgimento das doenças) e, nos últimos anos, uma nova dimensão, que é a quaternária, onde se incluí a prevenção da utilização excessiva e desadequada de serviços médicos ou o uso errado de medicamentos e outras substâncias. Pessoas informadas fazem melhores escolhas, mas estas escolhas devem ser feitas com satisfação ou estaremos apenas a fazer sacrifícios para evitar a doença, que não é exatamente o mesmo que trabalhar a saúde.

O desafio que a plataforma simply flow by Fátima Lopes nos apresenta é exatamente esse – trabalhar a saúde nas várias dimensões, mas não por medo de ser castigados pela doença. A diversidade de profissionais com áreas de atuação alegadamente diferentes representa esse equilíbrio. Segundo um provérbio chinês antigo, o segredo de uma vida longa será: comer metade, andar o dobro e rir o triplo.

Jose Santos

josefsantos@docnurse.pt

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais