Dar de volta ao Oceano e fazer parte da sua regeneração

Violeta Lapa // Junho 8, 2021
Partilhar

Hoje celebramos o mar, a origem da vida. Um oceano que nos liga, incluindo todas as pessoas no Planeta, e toda a vida no mar. A todo o momento estamos a influenciar o oceano, mesmo que estejamos bem longe dele. Todas as nossas ações e escolhas de consumo, têm impacto nesta ‘teia da vida’ de que fazemos parte, e que devemos ser responsáveis pelo seu cuidado e manutenção. 

As mudanças no mar afetam-nos a todos. Nos últimos 50 anos comemos mais de 90% dos grandes peixes do mar. Metade dos recifes de coral desapareceram. 

Os oceanos são 97% da água da Terra. A cada gota que bebemos, a cada respiração, estamos ligados ao mar. 

Onde quer que estejamos na Terra, a maior parte do oxigénio da atmosfera é gerado pelo mar. O Oceano regula o clima e o tempo, estabiliza a temperatura, modela a química da Terra. A água do mar forma nuvens, que voltam à terra e aos mares, em forma de chuva, granizo e neve, e é a casa para cerca de 97% da vida no mundo. Sem água, não temos vida.

Abranda também as alterações climáticas, através da absorção do carbono. As magníficas florestas marinhas, ainda muito desconhecidas pela maioria das pessoas, são ecossistemas riquíssimos e de extrema importância. São 30 vezes mais ‘eficazes’ que as florestas terrestres na captura do dióxido de carbono, e por isso, representam um papel fundamental no equilíbrio do clima e no combate às alterações climáticas.

Nós somos os únicos animais que geramos lixo. 

Descartamos centenas de milhões de toneladas de plástico e de outros lixos que vão parar ao mar. Já existe um continente de plástico a flutuar no mar do pacífico. Ainda há tempo, mas não muito, para inverter esta situação. Mas se mantivermos os hábitos, dentro de 50 anos vamos ter mais plástico que peixes no mar. 

Se sabemos isso, e ouvimos falar sobre a poluição do lixo nos oceanos, sabendo que afeta milhões de vidas de animais, incluindo a saúde da nossa própria espécie, porque é que continuamos a manter os mesmos hábitos? Porque é que não adotamos hábitos mais saudáveis e soluções mais ecológicas, benéficas para todos? Porque não sentimos, não temos uma relação física e emocional com o mar. Porque não vemos com os nossos próprios olhos, não conhecemos. 

Conhecer o mar para inspirar a cuidar. 

Com o conhecimento vem o cuidado. E com o interesse em cuidar, vem a esperança. Mas primeiro temos que conhecer. 

Estar em contacto com o mar traz-nos um ambiente de paz e tranquilidade, de presença. Ficamos energizados e sentimos as nossas “baterias recarregadas”.  Vamos conhecendo também mais sobre a vida marinha e como ‘habitar’ estes espaços. Vamos relembrando a nossa ‘sabedoria aquática’, que todos nós temos.

As paisagens mais lindas que eu já vi, foram todas debaixo de água.  Este estado de “encantamento” e de contemplação, traz-nos mais alegria e bem-estar, libertam-se endorfinas. 

Quando estamos no mar relembramos as brincadeiras de infância, traz-nos alegria e prazer. E quanto mais tempo dedicamos a contemplar e conhecer a sua natureza, desperta-nos um novo olhar e uma relação mais subtil, ficamos mais sensíveis e conscientes. Acedemos a sensações, lembranças e memórias. Podemos aprender tanto sobre nós, com o mar e com os ritmos da natureza.

Trazendo esse conhecimento para o nosso dia-a-dia, ganhamos não só mais bem-estar e consciência corporal – por exemplo, na forma como respiramos e nos movemos no dia-a-dia, conseguimos reduzir o stress apenas com algumas respirações profundas. A nossa capacidade física também se amplifica, e tornamo-nos mais criativos, flexíveis e resilientes. Expandimos a nossa “zona de conforto” e capacidade de superação. Ajuda-nos a lidar com desafios e imprevistos, aprendemos a superar e “surfar as ondas” da nossa própria vida.

oceano
Violeta (c) Suahuatica

Existe mesmo uma relação direta com o ‘corpo do mar’ e o nosso corpo. 

E quando descobrimos e entendemos esta extensão e como funciona essa relação, conseguimos sentir o quanto somos UM com o oceano, e passamos a ver e a viver a vida de uma outra forma, com muito mais clareza, harmonia e consciência. 

oceano
Encontro Filhas da Água 2019 (Foto por Maira Kellerman)

O que é para ti o Oceano? O que é que o mar representa na tua vida? E o que o Oceano pode ensinar sobre a vida, e sobre o ritmo da vida? 

Tira um momento para te conectares com o mar, com a sua paz e harmonia. Respira fundo, e expande a tua respiração, sintonizando com o barulho das ondas.
Relembra uma memória que tenhas vivido com o mar.

Reflete sobre as tuas escolhas, as tuas atitudes, na preservação para uma maior consciência ecológica coletiva. 

O mar inspira. 

A Oceans and Flow reúne pessoas para aprofundar a conexão com o meio ambiente, através da dança aquática, da terapia aquática e do mergulho livre.

Num momento em que se apela a ideias, ações e inovação para um oceano mais sustentável, contribuindo para a sua regeneração, em Portugal, a Oceans and Flow, partilha um pequeno contributo, para a grande imensidão deste espaço vital do nosso planeta, através do seu filme MERAKi

E a grande questão que lanço, neste dia de consciencialização dos oceanos, é: o que é que estás a fazer no teu dia-a-dia para cuidares do Oceano?

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais