No mês do amor, vamos falar do coração! A sua faceta física já é bem conhecida por todos, trata-se do impulsionador do sangue e um órgão vital no nosso organismo mas, na teoria da Medicina Tradicional Chinesa, a sua importância ganha ainda mais relevância pois este é o grande maestro do organismo.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma Medicina Holística onde o nome dos órgãos não se refere apenas à sua função convencional, mas a muitas outras funções de ligação e integração com os restantes órgãos, e também com uma forte ligação emocional.
O coração segundo a Medicina Tradicional Chinesa
A sua faceta física já é bem conhecida por todos, trata-se do impulsionador do sangue e um órgão vital no nosso organismo mas, na teoria da MTC, a sua importância ganha ainda mais relevância pois este é o grande maestro do organismo, coordenador de todas as atividades referentes aos outros órgãos e com uma ligação muito importante com a mente, sendo responsável pelas atividades mentais, a consciência, os pensamentos e a memória e isto vê-se de tal forma que em chinês a palavra para coração e mente é a mesma –Xin.
É importante salientar que, na MTC, todos os órgãos têm uma emoção e um dos quatro elementos (Fogo, Ar, Água e Terra) associados. No caso do coração, a emoção associada é a Alegria e o seu elemento é o Fogo.
É preciso esclarecer que, em MTC, o órgão coração é a soma de várias funções que não apenas a função mecânica, como acontece na medicina convencional; É também a função emocional e mental, portanto, na Medicina Chinesa, um problema no coração nem sempre significa que a função mecânica está ameaçada.
Quais as doenças mais comuns do coração?
Dentro dos sintomas mais comuns na medicina convencional para o coração temos os desequilíbrios clássicos a que todos estamos atentos, nomeadamente, palpitações, dor no peito, falta de ar, pulso irregular, inchaço, fadiga entre outros. Porém, em MTC existem muitos mais sinais de desequilíbrio ligados ao contexto holístico deste órgão tais como: pensamentos pessimistas, depressão, hiperactividade, falar muito alto, excesso de sonhos, falta de memória, agitação, cara vermelha e boca seca.
Se pelo contrário o coração estiver saudável sentirá tranquilidade, empatia, energia, terá um sono reparador, pensamentos mais positivos e mais alegria de uma maneira geral.
Oito conselhos para um coração saudável:
1. Beber muita água;
2. Não beber café;
3. Comer alimentos frescos e de preferência biológicos;
4. Caminhar 30 minutos por dia;
5. Meditar 10 minutos por dia;
6. Dormir pelo menos 7 horas por dia;
7. Amar muito;
8. Pensar positivo.
Alimentos que contribuem para melhorar a saúde do coração:
-
Milho
-
Batata-doce
-
Frango (de qualidade biológica)
-
Espinafres
-
Arroz integral
-
Feijão preto
-
Feijão azuki
-
Aveia
-
Abacate
-
Romã
-
Banana
-
Lentilhas
-
Castanhas
-
Amendoins
-
Pera
Superalimentos que contribuem para melhorar a saúde do coração:
-
Cacau
-
Maca
-
Spirulina
-
Maqui
Seja feliz!