O Covid-19, também conhecido por coronavírus, chegou a Portugal e, segundo os especialistas, parece que veio para ficar. A verdade é que, até quem estava a desvalorizar a situação, teve de se render às evidências: o coronavírus está em todo o lado! Mas, afinal…
Porquê tanta polémica em torno do Covid-19?
O coronavírus tem causado muita polémica porque é um vírus novo, do qual ainda não existem muitas informações, nem nenhum tratamento que lhe faça frente, nem nenhuma vacina que o evite. É um vírus altamente contagioso – espalha-se mesmo muito, muito depressa – e, apesar de ter sintomas em comum com os de uma habitual gripe, causa infecções respiratórias bastante mais graves, o que faz com que tenha uma mortalidade bastante superior.
Levem isto a sério. Muito a sério.
Mais do que os idosos e pessoas com problemas respiratórias, considerados inicialmente como grupos de risco, está em causa a saúde pública. Por isso, é extremamente importante que coloquemos em prática as recomendações dos especialistas.
Lavem as mãos com frequência. Evitem tocar no rosto, principalmente nos olhos, na boca e no nariz. Evitem fazer deslocações desnecessárias, locais fechados e aglomerados de pessoas, optem por permanecer em casa. Se tiverem a possibilidade de trabalhar em casa, façam-no. Evitem o contacto físico.
Cumprir estas recomendações é extremamente importante para evitar que o vírus se propague. Já não é só pelas pessoas que se inserem nos grupos de risco, mas, sim, por todos nós!
Calma!
É a palavra de ordem. Tenhamos o discernimento para seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e que chegam até nós das mais diversificadas vias.
Que tenhamos a capacidade de pensar no coletivo, em vez de cada um de nós olhar para o seu próprio umbigo e ir a correr aos supermercados, fazer compras e mais compras.
Valorizar o período de quarentena
Quem tem de ficar em casa de quarentena, pode e deve aproveitar o tempo de forma construtiva. Passamos a vida a queixarmo-nos que não temos tempo para fazer uma série de coisas que gostamos ou até para estarmos com aqueles que mais amamos. Este tempo de quarentena pode ser um tempo de qualidade, vivido se possível, com a família.
Pode ler os livros que estão na estante à espera, arrumar armários e gavetas, selecionar aquilo que já não precisa para poder doar, fazer receitas novas, ver filmes e séries, entreter-se com jogos de tabuleiro com os seus filhos. Devemos manter a distância física mesmo dentro de casa, mas isso não nos impede de estar próximo dos que amamos.
Todos temos de fazer a nossa parte.
Assim, e de forma a esclarecer as dúvidas que muitos de nós temos, nos próximos dias serão publicados apenas artigos relacionados com o Covid-19. Desta vez temos mesmo de abrandar e respeitar as leis da natureza.
Nota: Fotografia por Verónica Silva