“Contos para uma nova realidade” é o novo livro da reconhecida psicóloga Begoña Ibarrola que tem como objectivo ensinar as nossas crianças a gerir melhor todas as emoções e medos, no regresso às rotinas pós-quarentena. Esta é uma excelente ferramenta que recomendo a pais e educadores.
A chegada da COVID-19 às nossas vidas provocou uma verdadeira mudança nas rotinas diárias de todos nós. Se para nós adultos é exigente cumprir todas as normas recomendadas pela DGS, de forma a garantir a saúde de todos nós, para as nossas crianças esta tem sido uma tarefa muito desafiante.
Quem são as nossas crianças depois da COVID-19?
Já aqui manifestei a minha preocupação com os nossos filhos após a chegada da COVID-19 às nossas vidas. Pais, educadores, professores de máscara. Salas com menos brinquedos. Crianças afastadas dentro das salas de aulas e nos refeitórios. Tudo aquilo que jamais nos passou pela cabeça tornou-se agora uma realidade. São tudo estratégias necessárias para conseguirmos um dia voltar a aproximar da realidade que agora nos parece distante.
É certo que as crianças têm uma capacidade extraordinária de adaptação e que conseguem quase sempre encontrar formas de ultrapassar todas estas questões práticas que se instalaram nas rotinas diárias. No entanto, se conseguimos ajudar as nossas crianças a lidarem com o turbilhão de emoções que sentem diariamente, melhor ainda.
Uma nova realidade
Por isso, hoje falo-vos de um livro que é uma ferramenta incrível para ajudar pais e educadores nesta fase de retorno. “Contos para uma nova realidade”, de Begoña Ibarrola, tem como objectivo ensinar as nossas crianças a gerir melhor todas as emoções e medos associados ao regresso às rotinas pós-quarentena.
Tratam-se de quatro histórias que pretendem servir de guia para pais e professores. O objetivo é que todos consigam ajudar as crianças a gerirem as respectivas emoções, a ultrapassarem medos e voltarem às rotinas sem grandes problemas.
Quem é Begoña Ibarrola?
Begoña Ibarrola é uma psicóloga espanhola especialista em inteligência emocional. Sempre trabalhou com os mais novos e há cerca de 40 anos que dá cursos de formação a professores e famílias em instituições.
Em 1996, dedicou-se em exclusivo à investigação, ao ensino e à escrita. Já publicou mais de 200 obras e é, atualmente, uma das mais lidas escritoras de contos infantis em Espanha.
“Contos para uma Nova Realidade”
Filho de enfermeiros, Lucas receia que os pais sejam infectados no hospital. O aniversário de Valentina aproxima-se, mas ela está triste porque não pode festejar junto dos amigos. Em casa de Sara existem vontades diferentes; Enquanto ela sonha com o regresso às aulas, o irmão Victor prefere o contrário. Fábio também tem medo de sair de casa. Mas é Cati quem descobrirá que a alegria contagia mais do que qualquer vírus.
Olhar com optimismo para a nova realidade
É durante a infância que se desenvolvem os traços da nossa personalidade é, por isso, extremamente importante que saibamos ajudar as nossas crianças a ultrapassar a incerteza da pandemia. Ensinemos os nossos filhos, sobrinhos e/ou alunos a olhar com optimismo para esta nossa nova realidade.
Nota: Fotografia por Verónica Silva