Como tornar uma reunião sustentável?

Fátima Lopes // Maio 27, 2019
Partilhar

A preocupação com a saúde do nosso planeta cresce de dia para dia. Mais do que adotar estratégias nas nossas casas, é com satisfação que tomo conhecimento que são cada vez mais as empresas que se preocupam com o meio ambiente.

Está na hora de fazer frente aos estragos feitos pelo Homem ao nosso planeta.

É urgente agir e adotar hábitos amigos do meio ambiente em qualquer lugar onde estejamos, incluindo nos nossos locais de trabalho. No meu escritório, por exemplo, há muito tempo que troquei os copos de plástico por copos compostáveis e as garrafas de plástico pelas de vidro.

Isto para os visitantes, porque para mim optei pela garrafa reutilizável ExponencialGreen que me acompanha para qualquer local.

Para vos ajudar a perceber como tornar uma reunião mais sustentável, falei com a Equipa Planetiers, de forma a elaborar uma lista para que todas as pessoas possam perceber a facilidade com que podemos respeitar o nosso planeta, até no local de trabalho.

4 dicas para tornar uma reunião sustentável

  1. Evitar garrafas e copos descartáveis

Quer seja para beber água ou para tomar um simples café, a opção deverá passar pela utilização de garrafas e copos reutilizáveis (como os KeepCup da Pegada Verde), que se possam lavar mais tarde, respeitando as dicas para evitar o desperdício de água.

Fica aqui, ainda, a dica que a pegada ecológica pode diminuir ainda mais caso a empresa opte por servir água da torneira. E, isto sem referir que os custos também serão muito menores!

  1. Evitar o uso de papel e impressões desnecessárias

A regra é: imprimir sempre em último caso e se o tivermos mesmo de fazer usar os dois lados da folha.

Será que existe mesmo a necessidade de imprimir um exemplar para cada pessoa que estará presente na reunião? Porque não partilhar online a apresentação a cada uma das pessoas? Seja antes da reunião para que todos tenham conhecimento do que vai ser abordado, como após a mesma.

Ou, caso isso não seja possível, projetar a apresentação para que todos tenham acesso ao mesmo tempo. Recuse as impressões desnecessárias, reduza o consumo de papel e, se não tiver oportunidade para tal, reutilize o papel que foi utilizado, escrevendo na parte de trás da folha.

Para tomar notas, existe ainda uma ótima alternativa, os cadernos reutilizáveis Infinite Book. As folhas deste caderno são um quadro branco onde pode escrever, limpar e voltar a escrever. Basta levá-lo consigo, tomar as notas necessárias durante a reunião e, quando terminar de utilizar as notas que tomou para a continuação do seu trabalho, apagar!

  1. Poupança de energia

De certeza que já esteve presente numa reunião em que uns se queixavam do calor ao mesmo tempo que outros tremiam de frio, certo? Pois é, a eterna questão do ar-condicionado… Sempre que houver a possibilidade abra as janelas e portas para arejar a sala de reuniões, e promova a circulação de ar na sala sem recurso ao ar-condiconado.

Se for mesmo necessário ter um ar-condicionado na sala de reuniões, escolhe um aparelho com baixos consumos de energia e com as dimensões adequadas e suficientes para aquele espaço específico.

Para além disso, se calhar as luzes todas acesas, além de aquecerem o ambiente, são desnecessárias, certo? Na hora de escolher as lâmpadas para a sala de reuniões, opte pelas LED. São mais caras, é certo, mas são um investimento a longo prazo, uma vez que têm uma maior durabilidade e ajudam a que a conta de electricidade seja mais simpática ao final do mês.

E, sabia que o monitor é responsável pelo consumo da maior parte da energia de um computador? Configure o seu computador para que este se desligue sempre que não o estiver a utilizar e poupe energia e dinheiro!

  1. Reciclagem sempre

Este parece ser um ponto já bem assente para todos, certo? Fazer a gestão de resíduos, separando convenientemente todos os materiais que podem e devem ser reciclados, e optar pela reciclagem é algo que já devia fazer parte do nosso dia-a-dia.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais