Relaxamento é um estado de repouso e tranquilidade livre de tensão e ansiedade. Algo muito difícil de atingir por grande parte da população mundial e que em Portugal não é exceção.
Estudos sugerem que mais de 50% da população portuguesa sofre de stress, ansiedade e tensão, apontando como causa principal os desafios profissionais. Mas, não serão estes os únicos factores que dificultam o relaxamento. A vida pessoal também contribui em muito para que, de forma geral, andemos sempre a correr. Saímos logo pela manhã, enfrentamos filas de trânsito para levar os filhos à escola, voltamos ao carro para nova fila de trânsito até ao local de trabalho, onde, fruto da competitividade institucionalizada pela maioria dos empregos, temos de dar mais do que muitas vezes somos capazes. Saímos do emprego, corremos para a escola dos filhos, voltamos para casa, onde tentamos apoiar o percurso escolar das crianças, fazemos o jantar e, por fim, quando olhamos para o relógio já é tão tarde que só nos resta ir tentar dormir um pouco, pois no dia seguinte o frenesim recomeça. E, assim vamos vivendo ansiosos, em tensão e stress, não abrindo espaço para pequenos momentos de relaxamento ao longo do dia.
Porque é tão importante relaxar?
Estudos mostram que relaxar aumenta a produtividade, melhora o sono, melhora o humor e torna as pessoas mais felizes. Então, porque é que ainda não lhe damos a devida importância? E, quando alguém nos pergunta o que fazemos para relaxar respondemos: “Não tenho tempo”?
Dado ser de facto tão importante parar e relaxar, aqui ficam algumas indicações para, no meio dos nossos afazeres diários, podermos ir eliminando a tensão, a ansiedade e o stress recorrendo à Aromaterapia.
Como relaxar com a Aromaterapia?
Existem alguns óleos essenciais capazes de proporcionar um relaxamento profundo. Podem ser usados ao longo do dia de uma forma tão simples como abrir o frasco e cheirá-los várias vezes.
Quais os óleos mais usados para relaxar?
Os óleos mais utilizados para provocar relaxamento são:
- Lavanda – este óleo que tem inúmeras aplicações, é capaz de provocar um relaxamento profundo, oferecendo tranquilidade e serenidade;
- Limão – para além de ter a capacidade de reduzir a tensão, ajuda-nos também em situações de fadiga psíquica e física;
- Ylan Ylang – calmante e sedativo, tem a capacidade de regularizar o ritmo cardíaco, permitindo diminuir a ansiedade e induzindo um estado de paz e tranquilidade.
Usados em separado ou em conjunto podem beneficiar muito quem tem dificuldade de relaxar.
Quais as técnicas usadas para administrar óleos essenciais associados ao relaxamento?
Quando falamos de relaxamento falamos de uma paragem, falamos de desligar um pouco da rotina que nos absorve durante o dia. Existem duas formas de administração dos óleos essenciais quando falamos de relaxamento, são elas: a difusão dos aromas no local onde estamos e a massagem.
Ficam aqui algumas sinergias que pode utilizar para relaxar. Escolha a que preferir e desfrute.
Como difundir os aromas no local onde estamos?
Para difundir no ambiente pode recorrer a um difusor a frio. Coloque a água de acordo com as instruções do aparelho e junte 5 gotas de óleo essencial de lavanda e 5 gotas de óleo essencial de limão. Difunda 3 a 4 vezes por dia por períodos de 2 horas. Esta sinergia é particularmente benéfica durante o dia. Se quiser relaxar à noite, no difusor com água acrescente 5 gotas de óleo essencial de lavanda e 4 gotas de óleo essencial Ylang Ylang.
Como aplicar os óleos essenciais através da massagem?
Em 20 ml de óleo de amêndoas doces adicione 3 gotas de lavanda, 2 gotas de limão e 2 gotas de Ylang Ylang. Caso esteja sozinha massaje com movimentos lentos a zona do pescoço, ombros e braços. Caso esteja acompanhada peça que lhe massagem as costas dando especial atenção aos locais referidos anteriormente. Sempre com movimentos lentos e suaves.
Experimente. Tenho a certeza que a sua saúde e o seu bem-estar sairá beneficiado.