Este ano é, sem dúvida, um ano atípico porque estamos a vivenciar aumentos de preços, de taxas de juro, de combustíveis, etc.. Parece que os aumentos não têm fim… Também é verdade que estamos quase a chegar à época natalícia e que, perante o cenário atual, devemos gerir o dinheiro para as compras de Natal com ainda mais atenção.
O Natal deve ser passado em família da melhor forma, sem que seja necessário viver em constante preocupação com o que vai gastar nas prendas, na ceia, etc.. Por isso, para ajudar a que esta seja uma preparação mais organizada, deixo-lhe algumas dicas para que, mesmo com todos os aumentos que estamos a passar, nada falhe.
4 Dicas para preparar financeiramente o Natal este ano:
- Este ano é o ano em que a família deve toda contribuir para a Ceia de Natal. Como? Uns ficam encarregues de trazer a sobremesa, outros as entradas e outros de preparar o jantar. Uma dica extra a cumprir: não gaste dinheiro a comprar sobremesas fora, faça em casa. E o mesmo se aplica às entradas, por exemplo. Desta forma tudo vai saber melhor porque é feito de forma caseira e, com uma lista de compras bem preparada, podemos controlar melhor os gastos!
- As ementas devem ser escolhidas e analisadas em família para que todos participem. Dividam custos e, mesmo com esta divisão, o objetivo não deve ser fazer comida a mais para depois deitar fora. Por isso, tenha atenção ao número de pessoas que vai estar presente para fazer as quantidades certas. O que sobrar aproveite para o almoço de Natal!
- Este é o ano para só oferecer prendas às crianças, fazendo uma lista para não comprar tudo! Neste caso, os adultos ficam sem prendas para evitar gastos desnecessários e, claro, combine isto em família para que todos cumpram. Para os adultos a diversão pode ser um bom filme ou mesmo jogos divertidos que estão na gaveta e que juntam a família, fazendo com que se esqueça do tempo e passe bons momentos com os seus, até porque o Natal não é só prendas, é família, felicidade, amor, união…
- Se quiser mesmo oferecer algo a alguém, é importante ter em consideração que deve comparar sempre os preços e não fazer as compras a correr para evitar gastar mais dinheiro. Uma forma de resolver esta situação e que pode ajudar e muito à gestão mais eficiente e adequada, é oferecer um cartão presente onde coloca um valor definido por si e essa pessoa irá gastar como entender. Desta forma a pessoa vai comprar o que realmente gosta, e, para si, evita ter gastos desnecessários e perder tempo à procura do que oferecer. Conclusão: poupa tempo e dinheiro!
Dica extra especialmente pensada para as prendas e para a consoada:
E como é nas prendas e na preparação da Ceia de Natal que normalmente gastamos mais, aqui fica mais uma dica extra: para as compras que tiver que gastar nesta época natalícia, organize, por exemplo, dois orçamentos diferentes, um para a ceia de Natal e outro para as prendas, onde define limites. Não se esqueça de ir ao detalhe, como, por exemplo, o nome da pessoa, o ingrediente, a quantidade, o preço, etc.. Isto porque desta forma sabe exatamente que não pode, nem deve fugir do que ficou programado. Para isso, prepare tudo com tempo para que nada falhe.
Um Feliz Natal!