Investimentos inteligentes, economia, planeamento financeiro e educação financeira são meios comprovados para fazer o seu dinheiro render ao longo do tempo. Estes, aliados a uma boa gestão das suas despesas, fazem toda a diferença no seu orçamento.
Através de estratégias bem delineadas na nossa gestão de custos é possível perceber não se o dinheiro estica, porque isso não acontece, mas se, por exemplo, estamos a gastar demasiado em determinadas coisas que não controlamos nem negociamos.
O que podemos fazer para conseguir poupar algum dinheiro no final do mês?
Aqui ficam algumas dicas:
. Ter um orçamento detalhado
Registe todas as despesas e receitas, identificando para onde vai o seu dinheiro e onde pode reduzir ou eliminar gastos.
No meu livro “Como sair do sufoco financeiro – 52 Desafios para deixar de andar de salário em salário” explico que existem três princípios fundamentais nas Finanças Pessoais:
- Perceber em que e por que motivo gastamos o nosso dinheiro;
- Registar de forma contínua as nossas receitas e despesas;
- Proceder à revisão de algumas despesas para encontrar forma de as reduzir.
Em praticamente todas as semanas pode escrever no livro, fazendo os desafios propostos e, no caso do orçamento, pode registar as suas despesas para que nada falhe. Só assim é que vai tomar consciência do que gasta verdadeiramente e quais os próximos passos.
. Priorize as suas necessidades
Diferencie entre necessidades e desejos. Priorize o essencial e corte gastos supérfluos que possa ter. Existem muitos gastos que temos que podem ser considerados como supérfluos, como, por exemplo, se pagar um ginásio e não for está a ter uma despesa desnecessária.
. Planeamento financeiro
Estabeleça metas realistas de poupança após ter o orçamento registado e controlado mensalmente. Mesmo que seja pouco, defina um valor a ser economizado a cada mês que pode ser colocado numa conta poupança programada com um objetivo definido. Isto é possível se souber exatamente onde gasta o seu dinheiro e o que pode negociar para, por exemplo, pagar menos. Planear implica gerir melhor!
. Corte nas despesas desnecessárias
Reduza gastos em itens como refeições fora de casa, assinaturas que não utiliza, entre outros.
. Uma dica extra
Olhe bem para os seus débitos diretos, muitos deles mostram despesas desnecessárias e não se esqueça de avaliar tudo o que paga com o seu Banco todos os anos, porque vai cada vez mais uma fatia muito representativa de gastos do nosso orçamento para os produtos financeiros (contas, créditos, seguros, etc.).
Sim, é possível economizar, mesmo que sejam pequenas quantias.
É um processo gradual, mas com persistência e disciplina, mesmo com um salário mais baixo, é possível economizar pequenas quantias. Isso pode se tornar um hábito e, com o tempo, ajudar a construir uma reserva financeira maior.