Como gerir diferentes alimentações em família?

Catarina Fernandes // Setembro 6, 2022
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diferentes alimentações família
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“Em minha casa, a mãe está sempre em dieta, o pai adora carne, o meu irmão diz que agora não come vegetais e eu sou ovovegetariana.” Se esta história podia ser a sua, não desespere! É possível aprender a gerir diferentes tipos de alimentação dentro do seu agregado familiar. Como? Explico tudo já de seguida. 

“Cá em casa não comemos todos o mesmo. É mesmo possível gerir diferentes tipos de alimentação em família?” O mais comum, e o mais fácil, seria todos comermos o mesmo. Porém, se tal não acontecer também não devemos fazer disso um bicho de sete cabeças. É partir do princípio que somos todos diferentes e, por isso, cada um pode ser, e comer, aquilo que entender.

4 Dicas para gerir diferentes alimentações em família:

1. Não dispense a lista de compras

Para começar, faça sempre uma lista de compras, de forma a assegurar-se que inclui todos os alimentos que vai precisar para a semana. Não se esqueça de incluir os diferentes tipos de proteína animal e vegetal, como carne, peixe, ovos, tofu e seitan, por exemplo, que acaba por ser o que vos distingue na hora das refeições. Depois, no momento de preparar as refeições para todos, seja prático/(a)! 

2. Aposte em refeições rápidas

Prefira refeições rápidas, que não requeiram “muita atenção”, como é o caso dos assados e estufados. Nestes casos, basta colocar todos os ingredientes num tabuleiro e levar ao forno ou colocar numa panela os ingredientes comuns a todos, e cozinhar o que for diferente à parte. Por exemplo: Legumes estufados com feijão encarnado e à parte, cozinhar uns bifes de peru, para o pai, por exemplo;

3. Privilegiar o que vos une

E se em vez de pensar no que os distingue, que tal pensar no que os une – o ovo! Há tantos pratos diferentes que se podem fazer com ovo – cozido, mexido, escalfado, estrelado, omeletes, quiches, muffins… É descomplicar e dar asas à imaginação! Um exemplo de um prato com ovo, rápido como se quer, poderá ser uma sopa fria de tomate com um ovo escalfado, tipicamente alentejano, fresco e delicioso, ou uma quiche de legumes sem massa, uma vez que, não podemos esquecer que “a mãe está de dieta” e diz que não come hidratos, então o acompanhamento de arroz ou massa faz-se à parte para os restantes membros da família;

4. Faça um planeamento das refeições da semana

De forma a facilitar ainda mais o seu trabalho semanal, pense nos menus que deseja para a sua família e passe as ideias da cabeça para o papel. O domingo, por exemplo, pode ser um bom dia para tratar destes assuntos.

“Então, e quando o mais novo se lembra que agora não come vegetais, o que fazer?”

Nestas situações, o melhor é não dar muita importância e insistir. Ele deve perceber que é importante incluir no prato esse grupo de alimentos . Os pais devem reforçar a sua importância lembrando em todas as refeições que um prato colorido tem mais vitaminas, fibras e minerais, importantes para nos “dar força”, reforçar o sistema imunitário, “evita que fiquemos doentes no Inverno”E serem firmes, colocando sempre uma representação desses alimentos no prato. Não come tudo, come menos, mas come! Não desista porque está, com certeza, a fazer o que é melhor para ele.

3 Sugestões práticas de refeições para todos:

  1. Legumes estufados com ovos escalfados e arroz de coentros;
  2. Salada de rúcula, tomate cherry e figos com fusili + bife de vaca grelhado (para quem quiser comer carne nesse dia) + a opção de ovos cozidos (para os restantes);
  3. Um tabuleiro com lombo de porco assado no forno com ameixas + um tabuleiro com legumes variados, tofu e batatas aos cubos. Esta opção permite, por exemplo, a quem não gostar de tofu retirar os restantes alimentos para o prato e ao elemento vegetariano não ter de comer as batatas ensopadas no molho da carne.

Resumindo: é descomplicar e perceber que devemos fazer o possível por trazer harmonia à nossa casa, facilitando o nosso trabalho semanal e ao mesmo tempo respeitando os gostos, vontades e crenças de cada elemento da nossa família

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