Dizem que a água de rosas teve origem no Irão. Para mim, traz-me lembranças da minha avó. Pelas suas diversas aplicações, ainda há quem a utilize e, por isso mesmo, hoje vou ensinar-vos como é simples fazer água de rosas de forma caseira.
Sempre que se fala de água de rosas, recordo-me da minha avó Virgínia que tinha sempre um frasquinho na mesa de cabeceira junto ao pó de arroz. Era como uma água milagrosa multiusos que era usada como tónico facial, para irritações da pele, para ajudar na cicatrização dos pontos negros, pequenos cortes e também queimaduras.
Fazer água de rosa em casa é muito fácil.
Precisa apenas de umas rosas caseiras, ou seja, sem qualquer tipo de tratamento. Isto porque, apesar de não serem aparentemente perfeitas, são precisamente as rosas do nosso quintal que trazem as fragrâncias mais fortes.
Como fazer água de rosas caseira?
Vai precisar de:
- Rosas;
- Tachinho;
- Àgua destilada;
- Compressa ou pano fino;
- Pequeno funil;
- Frasco.
Como fazer:
1. Comece por desfazer a rosa, separando as pétalas;
2. Coloque as pétalas dentro de um tachinho;
3. Coloque a água destilada até que as pétalas estejam todas cobertas;
4. Leve a ferver até que a água reduza para metade. Tire do lume e deixe arrefecer;
5. Coloque a compressa ou o pano fino por cima do pequeno funil e coloque o funil na abertura do frasco;
6. Faça passar a água de rosa pelo funil enchendo o frasco. Se quiser, pode adicionar uma colher de sopa de álcool ou vodka para ajudar na sua composição e conservação;
7. A sua água de rosa está pronta para ser usada. Pode usá-la durante 2 semanas que não perde as suas qualidades.
Apesar de todos os seus benefícios, para mim, a água de rosas é a maneira de ter a minha avó Virgínia e o seu cheirinho a água de rosas sempre comigo.