Tal como precisamos de sintonizar uma certa frequência de rádio para podermos ouvir determinada música, precisamos também de sintonizar com o tipo certo de energia com que desejamos passar o dia.
Lembra-se de ter de procurar no rádio a frequência de onda certa, para o poder ouvir? Hoje, esta busca faz-se automaticamente, no entanto, temos sempre de fazer alguma coisa, nem que seja carregar nos botões. Mas, não se preocupe! Não vou falar sobre rádios. Vou falar-lhe de si… e não precisa de nenhum aparelho para poder usufruir das maravilhas que lhe vou contar.
Se não fizermos escolhas diárias de forma consciente, não conseguimos conduzir a nossa vida como desejamos e corremos o risco de a levar no sentido contrário, contribuindo para a desilusão e para o fracasso.
Como seres únicos que somos, experienciamos coisas diferentes, mesmo vivendo a mesma situação.
Existe um mundo gigantesco de emoções à nossa disposição, cada acontecimento provoca-nos naturalmente um determinado estado emocional. Esse estado, que foi provocado por fatores externos que não controlamos, está relacionado com valores e crenças individuais, que diferem de pessoa para pessoa.
O estado emocional em que nos encontramos, afeta diretamente a nossa atitude, as ações que tomamos, ou que não tomamos. Ou seja, aquilo fazemos e o modo como o fazemos. E é aqui que entra o poder que temos para criar um melhor, ou pior, destino.
Como assumir o controlo do nosso destino e da nossa felicidade?
Se tivermos a capacidade de escolher, de forma consciente e com um determinado propósito, o nosso estado emocional, se aprendermos a sintonizar-nos nessa “frequência”, assumimos o controlo do nosso destino e da nossa felicidade.
Acredito que, mais importante do que fazer a to do list das tarefas que tem para cumprir, será definir como deseja sentir-se. Porque no estado emocional certo, irá cumprir qualquer tarefa com mais qualidade e conseguir resultados surpreendentemente melhores.
Sabe aqueles dias em que nos sentimos especiais, como, por exemplo, no nosso aniversário? É o nosso estado emocional que faz com que o dia seja fantástico. Inconscientemente, tomamos essa decisão e não ligamos a acontecimentos que nos possam chatear, como faríamos num dia comum.
Não podemos controlar o que acontece, mas podemos controlar a forma como lidamos e como experienciamos o acontecimento.
As coisas são o que são. O que as fará ganhar ou perder dimensão é a atenção que lhes der. Isto é uma decisão diária sua, normalmente fá-la sem se aperceber.
Lanço-lhe o desafio de escolher diariamente quais são as emoções a que quer dar atenção, porque todas elas estão disponíveis. Se der atenção às coisas boas, e decidir não passar cartão às más, elas não vão de facto influenciar o seu bem-estar.
Pegando no exemplo do aniversário, pode decidir dar atenção a coisas positivas, como os parabéns que recebeu, estar um lindo dia de sol, a oportunidade de festejar com os amigos, ter recebido um presente, ou qualquer outra coisa… por outro lado, pode ignorar que certa pessoa, importante para si, não foi à festa, ou que aquela roupa nova, que mandou arranjar para ficar perfeita, afinal não cai bem, ou que está a chover, etc..
Temos infinitas possibilidades de escolha, tanto para o que é positivo, como para o que é negativo. Focarmo-nos naquilo que nos deixa felizes, ou no que nos deixa tristes, é uma escolha, que normalmente acontece inconscientemente, mas pode e deve passar a ser consciente.
Sei que não é fácil fazer isto e que dá trabalho, mas confie em mim, vale a sua felicidade.
Como podemos cuidar da nossa energia e qual o momento ideal?
O começo, o início, o primeiro passo… são nomes que atribuímos ao momento que acredito ser o mais importante. Porque é efetivamente quando permitimos que algo se torne real. Antes de darmos o primeiro passo para concretizar seja o que for, existe apenas uma ideia ou intenção, e se não iniciarmos a ação necessária, poderá nunca chegar a materializar-se.
O início de cada dia é um momento muito especial que deve ser aproveitado!
É durante a manhã, antes de começarmos a trabalhar ou a cumprir tarefas, o momento ideal para nos prepararmos para encarar o dia.
Pode decidir que nada terá o poder de interferir no seu espírito positivo. Pode escolher sentir-se feliz ou grata, amada, destemida, apoiada, protegida, amorosa, produtiva, relaxada, focada, inspirada… as opções são infinitas. Escolha a que for melhor para si e para o seu momento atual.
Independentemente dos desafios que enfrenta, o poder de se colocar no estado emocional que deseja, é seu. Desde que conheça a emoção e que saiba como aceder a essa memória.
5 Dicas para começar o dia com mais energia:
Estes são os benefícios de algumas sugestões que nos energizam física e mentalmente:
1. Caminhada
Caminhar estimula a criatividade e promove o relaxamento. Pensar, sem pressões, enquanto caminhamos descontraidamente, conduz-nos ao estado mais fértil da criatividade. Até porque… a criatividade não vem no momento em que a queremos forçar, vem quando há uma série de condições favoráveis a ela, nomeadamente a descontração.
Partilho consigo o meu exemplo: quando caminho surge uma chuva de ideias na minha cabeça, sem qualquer esforço, sobre os mais variados temas. Podem ser relacionadas com a minha vida profissional ou a resolução de um problema que tenha em mãos, ou insights de autoconsciência. Se estiver parada a pensar nesses temas, não acontece desta forma.
2. Corrida
Estimula a boa relação com o corpo.
Quem não se sente bem depois de correr? É um cansaço bom, sentimo-nos mais em forma, com menos toxinas no corpo, a queimar calorias e a estimular a circulação sanguínea.
Gastamos a nossa energia e reduzimos o stress para dar origem a uma energia ótima, renovada. É por isto que a corrida dá habituação, porque nos faz sentir realmente bem. Vemos o corpo ficar mais bonito e a mente usufrui do aumento das endorfinas, hormonas da felicidade e bem-estar.
Gosto de combinar a corrida com algumas técnicas. Resumidamente, pode experimentar identificar os pontos do corpo onde sente guardados alguns “pesos”. Depois, colocar-se no estado emocional da leveza. Visualizar a transmutação desses “pesos” como se saíssem do corpo em forma de fumo. Depois, focar-se na leveza e senti-la em cada parte do corpo, enquanto o movimenta na corrida.
3. Respiração consciente
Através da respiração podemos influenciar o nosso sistema nervoso (simpático e parassimpático), acalmar-nos ou estimular-nos.
Para relaxar, inspire profundamente pelo nariz, respiração completa ou abdominal, espere um ou dois segundos antes de libertar o ar, e expire pela boca, se soltar um som, tanto melhor!
4. Meditação e visualização
A meditação pura implica parar o pensamento e a fusão entre o observador (nós) e o objeto observado. Não é fácil de conseguir, sem treino. A meditação ajuda a conectar-nos com as nossas emoções mais profundas e a centrar-nos no nosso eu.
Já a visualização é mais fácil e o seu efeito é poderoso. Implica entrarmos num estado de relaxamento específico para visualizarmos algo imaginário, como se fosse real. Use a respiração para relaxar e visualize-se a desempenhar as tarefas do seu dia, com sucesso, amor e alegria.
5. Dança
Deixar o corpo expressar-se livremente, conduzido pelo som de uma música que goste, bem solto, sem qualquer tensão, é uma prática muito eficaz para resgatar a boa energia. Dance até transpirar para ser ainda mais eficaz.
Use a técnica que mais gostar, mas não deixe de cuidar da sua energia todas as manhãs, verá benefícios na sua autoestima, no seu bem-estar e na sua vida.
Cuide de si!