Estamos vivendo tempos tão complicados que parece difícil falar em comemoração. Porém, se olharmos bem, é possível encontrarmos motivos para comemorar. Nem que seja para comemorar as pequenas vitórias de cada dia. Este mês assinala-se o Outubro Rosa, um mês dedicado às mulheres que lutam contra o cancro da mama. Mulheres essas que todos os dias merecem celebrar as pequenas vitórias de cada dia.
Passo a passo, comemorando até as pequenas vitórias de cada dia
É assim que vejo o percurso das mulheres que enfrentam cancro da mama. É um caminho duro, com muitos desafios, muitas dores. Mas é também um caminho repleto de pequenas vitórias diárias. E estas são vitórias que significam muito e que devem, sem dúvida, ser comemoradas.
O que é o Outubro Rosa?
Outubro Rosa é a designação que se dá ao mês de Outubro, uma vez que este é um mês dedicado às mulheres que lutam contra o cancro da mama.
Sabia que o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres?
Esta patologia tem um grande impacto na sociedade não só pela sua alta taxa de mortalidade, mas também por todo o simbolismo que a mama tem para a mulher. A mama é um grande símbolo de feminilidade, sexualidade e maternidade.
Cancro da mama: a importância de um diagnóstico precoce
Podemos diminuir o impacto da patologia nas nossas vidas com o diagnóstico precoce: autoexame e mamografia. O autoexame é, aliás, a maneira mais simples de cuidarmos de nós mesmas. É o chamado toque do amor-próprio, pois é um toque simples que deve ser feito todos os meses. É nesse toque que devemos estar atentas a algumas mudanças.
A que sinais deve estar atenta no autoexame da mama:
- presença de caroços nas mamas e nas axilas;
- alteração do tamanho ou da forma das mamas;
- alteração da cor do mamilos;
- retração da pele dos mamilos;
- presença de secreções nos mamilos;
- alterações da sensibilidade das mamas e dos mamilos.
O aparecimento de algum desses sintomas não é um diagnóstico de cancro, mas é um motivo importante procurar o médico com brevidade para ter o diagnóstico definitivo.
Este diagnóstico geralmente é uma notícia aterrorizante. Gera medo, angústia e muitas dúvidas. E receber este diagnóstico atualmente, em que todos estamos a viver tempos de tantas incertezas, pode ser ainda mais difícil de gerir. O apoio da família e dos amigos é extremamente importante para uma mulher que recebe um diagnóstico de cancro da mama.
Qual é o tratamento para o cancro da mama?
O tratamento escolhido vai depender do tipo e do estágio do cancro, assim como da idade da mulher.
O tratamento mais comum é a cirurgia para a retirada parcial ou total da mama (mastectomia), que pode ou não ser seguida de quimioterapia ou radioterapia. Em alguns casos será indicado o tratamento hormonal ou a imunoterapia.
Qual o impacto do tratamento do cancro da mama na mulher?
Seja qual for o tratamento, este tem um peso físico e psicológico muito grande para as mulheres, para as suas famílias e os seus amigos.
Um tratamento de cancro é uma luta pela vida. Uma luta dolorosa, pois os efeitos colaterais dos remédios podem ser muito agressivos. Afeta símbolos da nossa feminilidade: nossos cabelos, nossa pele e, principalmente, nossa mama. Quanto a mastectomia é necessária estão nos tirando muito mais que um órgão. Estão nos tirando algo que nos define como mulheres. Estão nos tirando o nosso poder de alimentar nossos filhos. Estão nos tirando uma parte muito prazerosa da nossa sexualiade. Algumas mulheres mastectomizadas precisam reapender a viver.
Além da parte psicológica há todos os comprometimentos físicos que uma mastectomia pode trazer: edema, restrição de movimentos, cicatrizes e dores. É nesse contexto que conheço e convivo com estas mulheres. Vejo de perto suas lutas, suas dores e, principalmente, suas vitórias.
A importância da Fisioterapia na recuperação de uma mastectomia
As mulheres mastectomizadas precisam ser acompanhadas pela fisioterapia para o tratamento das cicatrizes, das aderências, dos edemas e das restições de movimento.
E aqui voltamos ao começo do texto: a comemoração de cada etapa, de cada vitória, de cada passo dado. Essas mulheres são grandes vitoriosas, independente do destino que cada caminho reservou para elas. A grande maioria sai vitoriosa dessa jornada. Porém, quando ouço a notícia que alguma delas perdeu a luta para o cancro tento lembrar-me de cada vitória que houve nesse caminho. E isso alenta o meu coração.
É possível prevenir o cancro da mama?
Uma boa notícia é que o cancro de mama pode ser prevenido com um estilo de vida saudável, a prática regular de atividade física, ingestão moderada de álcool e uma alimentação equilibrada.
Lembro ainda que os homens também podem ter cancro de mama e devem, por isso, estar atentos aos sintomas.