Com um brilhozinho nos olhos

Fátima Lopes // Junho 22, 2020
Partilhar

Inspirei-me nesta música do Sérgio Godinho, que é um músico que eu adoro, porque tem uma  letra que sempre despertou em mim um sorriso.

O brilho nos olhos, ou a falta dele, diz-nos aquilo que qualquer pessoa está a viver.

A letra tanto destaca a amizade como nos leva a pensar numa possível relação amorosa, mas a verdade é que são muitas as situações na nossa vida que nos podem deixar com um brilhozinho nos olhos. E isso é das coisas mais valiosas que podemos ter.

É tão valioso ter um brilhozinho nos olhos, como é valioso ter à nossa volta quem veja que nós temos um brilhozinho nos olhos. E digo isto porque às vezes as pessoas levam as suas vidas sem ter quem olhe para elas com olhos de ver. Sem terem alguém com disponibilidade para lhes reconhecer os estados de alma. Isso não deveria fazer com que esse brilho perdesse a sua intensidade, mas a verdade é que quando nós brilhamos gostamos que os outros vejam que os nossos olhos estão diferentes. Gostamos que vejam que os nossos olhos estão a comunicar qualquer coisa de novo, que estão empolgados, entusiasmados, alegres, felizes.

O brilho especial do olhar das crianças

Quando penso “num brilhozinho nos olhos” confesso que me vem imediatamente à cabeça o olhar das crianças, porque os nossos filhos não enganam. Quando eles trazem dois faróis nos olhos, nós sabemos que qualquer coisa especial para eles aconteceu. Pode ser uma coisa que para muitos seja pequena, mas para eles é gigante, é valiosa e, portanto, ainda antes de abrirem a boca para contarem o que quer que seja, os olhos já se agigantaram e já se transformaram em dois verdadeiros faróis. E ali estamos nós, preparados para ouvir qualquer coisa que sabemos que é muito especial.

Conheço tão bem esses olhos

E nunca me enganam

O que é que aconteceu diz lá

É que hoje fiz um amigo

E coisa mais preciosa no mundo não há.”

A letra desta canção toca muito na questão da amizade e no brilho dos olhos por termos um amigo. Eu concordo a 100%. Os nossos amigos verdadeiros são pérolas, são jóias, são pessoas que quando pensamos nelas, acende-se uma luz em nós. Dão um sentido a tudo, fazem-nos  perceber aquilo que às vezes nós não conseguimos perceber, ajudam-nos na nossa jornada, celebram e partilham connosco, amam-nos e aceitam-nos. Os amigos fazem parte deste brilho. E a nossa família também, quando é uma família que está lado a lado connosco.

A magia do olhar

E depois há o brilhozinho nos olhos que têm as pessoas que estão apaixonadas e as pessoas que amam. É um brilho diferente. Aliás, os meus amigos brincam comigo e dizem que eu tenho um farol qualquer que detecta rapidamente quem é que está apaixonado. Na verdade são os olhos da pessoa que me contam. Eu não os questiono nem desafio.

É muito giro quando nós nos deixamos encantar por esta magia que o olhar nos traz e por este brilho que só os olhos conseguem ter. É muito bonito e é uma experiência que vale a pena ser desfrutada. Vale a pena cada segundo que nós nos detemos no olhar de quem amamos para perceber se há brilho e se há brilho, que brilho é esse. E se não houver brilho, é provável que possamos fazer qualquer coisa para ajudar a reacender o olhar daqueles que nós amamos.

Nota: Fotografia por Verónica Silva

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais