A Coluna das Crianças

Pedro Figueira // Fevereiro 2, 2017
Partilhar

Quando é que é importante avaliar a coluna de uma criança?

A resposta é: o mais cedo possível!

Eu sei que na semana passada tinha dito que esta semana iríamos continuar o tema da coluna no trabalho, no entanto, também não queria deixar passar o facto de que estivemos no programa da Fátima, na semana passada, a falar sobre a coluna das crianças e para aproveitar este tema tão importante enquanto ainda está fresquinho, aqui vai…

Além do processo de nascimento, nem sempre ser o mais delicado, todos nós sabemos que as crianças brincam, caiem, empurram, magoam, enfim… são crianças.

O desenvolvimento da nossa coluna dá-se em grande parte no útero da nossa mãe. Mesmo que ainda vá sofrer algumas alterações, a sua estrutura já está definida. Por isso não podemos ignorar o que acontece no dia a dia da coluna das crianças. Desde as posições na escola, aos pesos das mochilas, ao uso do smartphones e tablets, às horas ao computador, são tudo situações que requerem a nossa maior atenção se queremos realmente impactar positivamente o futuro das nossas colunas.

Quando um bebé nasce, antes de alguém poder pegar, ouvimos sempre a mesma coisa: “cuidado com a cabecinha”. Porquê? Porque temos a consciência que é uma estrutura delicada e que merece a nossa atenção. Não vá alguém se descuidar e deixar cair a cabeça do bebé. Parece que esta preocupação dura pouco. Em breve, com o crescimento, a criança já faz tudo e agora dizemos: “não faz mal, ele é feito de borracha”.

A realidade é que, como temos vindo a aprender, a nossa coluna é uma estrutura fundamental para a nossa saúde, e este facto merece a nossa atenção constante. Não podemos esperar pelas dores para agir. É verdade que as crianças têm uma maior capacidade de adaptação que nós, mas isso não quer dizer que podemos ignorar o impacto negativo que o dia a dia pode ter nas suas colunas. Tal como acompanhamos o desenvolvimento das diferentes áreas das crianças, temos também de monitorizar as suas colunas.

A quiroprática tem esta preocupação dos 0 aos 101 anos de idade, depois dos 100 logo se vê ☺. Uma avaliação pode ser feita logo à nascença para ver se está tudo bem. Os meus quatro filhos foram avaliados horas depois de nascerem. Não porque tinham algum problema já identificado, mas para ver se estava tudo bem com as suas colunas.

Os dentistas ensinam-nos a educar os nossos filhos a terem uma boa higiene oral desde a altura que sai o primeiro dente, pois bem, a nossa coluna está presente logo que nascemos e afinal que cuidados de higiene é que temos com ela?

Há muito que temos de aprender e muito que temos de mudar, mas por agora fica o alerta que temos de cuidar da coluna dos mais novos. Mais vale começar agora do que reparar os danos mais tarde.

Quem é que avaliou a sua coluna quando nasceu?

Pedro Costa Figueira B.Sc. D.C.

www.saudecoluna.pt

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais