Chás, tisanas, infusões com água da torneia? Sim!

EPAL // Agosto 16, 2022
Partilhar
tisanas
tisanas

Quando o assunto é chá, a escolha do favorito nunca é consensual. Há quem prefira infusão de camomila, chá verde, tisanas, enfim… as opções são muitas e para todos os gostos e necessidades, já que, as suas qualidades terapêuticas também acalmam as maleitas. Servido quente, frio, ao natural, o que interessa é que seja sempre feito com água da torneira, a mais segura, de confiança e a mais sustentável.

Para quem gosta de beber chá com todos os requisitos, nomeadamente, numa mesa bem posta e cheia de carisma, pode montar o seu cenário com o novo bule da EPAL, Aqua Nova, uma peça totalmente sustentável que irá dar à sua mesa uma nova inspiração.

O gesto de juntar ervas à água quente e aguardar que os aromas se libertem é um ritual milenar apreciado por milhões de pessoas. 

Os chás, extraídos da planta Camellia sinensis, as tisanas, infusões de ervas medicinais e os blends, misturas de chás, frutas, especiarias e flores, são consumidos em larga escala, encontrando-se entre as bebidas com maior sucesso a nível mundial.

Remontando a um passado longínquo, a plantação do chá teve origem na China e estendeu-se, depois, ao Japão e à Coreia e, mais tarde, a outros países asiáticos, como a Índia. Depois, chegou à Europa pela mão dos Portugueses, que o trouxeram consigo no regresso das suas viagens pelo oriente, como um bem exótico e de luxo.

Embora se atribua à Companhia Holandesa das Índias Orientais a difusão massiva do chá, foi pelo cunho pessoal de uma princesa Portuguesa do século XVII – Dona Catarina de Bragança – que o seu consumo ganhou tradição, vindo a tornar-se a bebida da moda, primeiro em Inglaterra e depois na Europa do século XVIII, marcando os hábitos e costumes de gerações ao longo de séculos.

De regresso a Portugal após a morte do marido, a rainha-consorte de Inglaterra seria a tutora do seu sobrinho-neto, D. João V, mentor da construção do Aqueduto das Águas Livres. Sendo uma bebida muitíssimo apreciada na Lisboa antiga, certamente confeccionada com a água que chegava à cidade através do Aqueduto das Águas Livres, não poderíamos deixar de lhe prestar uma homenagem com o novo bule Aqua Nova da Costa Nova .

tisanas

Aqua Nova é uma peça totalmente sustentável 

Marca com duas décadas de existência, a Costa Nova vai buscar a sua inspiração ao mar. O mesmo mar, em lato sensu, por onde navegámos e descobrimos as plantações de chá no outro lado do mundo. 

O novo bule, que recebe agora o medalhão icónico ilustrativo do Aqueduto das Águas Livres, pretende ser também uma ode simbólica ao mar e a uma das obras de arquitetura mais emblemáticas e que mais contribuiu para o desenvolvimento da capital.

As peças da marca Costa Nova são em grés, feitas a partir dos melhores recursos naturais no País, e incorporam materiais reciclados (argilas e vidrados), diminuindo o uso de capital, energia e recursos naturais na sua manufatura. São também produzidas num sistema de monocozedura a elevada temperatura, que reduz o consumo energético e as emissões de gases para a atmosfera. Mas a EPAL quis ainda ir mais longe nesta parceria. 

O bule Aqua Nova é uma peça pioneira feita em grés reciclado, a partir da matéria-prima que constitui uma marca própria – o Eco Gres®, tornando-a ainda mais eficiente e ecológica, incorporando totalmente a circularidade do reaproveitamento.

Esta nova peça irá dar à sua mesa uma nova inspiração, aliando a história, a água e o chá num ritual milenar, agora com uma peça que reflete ainda mais a sustentabilidade ambiental para um futuro mais promissor.

Para o ritual mais reconfortante do seu dia

E agora que já conhece o Aqua Nova, conheça também o livro de tisanas que o ajudará a preparar os melhores sabores, claro que, com água da torneira.

2 Sugestões de tisanas: 

– Bons sonhos

Ingredientes: 

  • 2 colheres de chá de camomila;
  • 1 colher de chá de alfazema;
  • 2 cascas de limão.

Curiosidades: 

  • Camomila – O óleo essencial feito a partir das flores da camomila também possui fins cosméticos e aromoterapêuticos;
  • Alfazema – São plantas que, pelas suas flores roxas ou lilases e pela sua fragrância, atraem abelhas que produzem mel muito rico e com sabor muito agradável;
  • Limão – O limão foi considerado um produto de luxo, sendo usado principalmente como um ornamento e um medicamento, em meados do século XV. 

– Miminho de Coco

Ingredientes: 

  • 4 colheres de chá de coco ralado;
  • 2 cascas de laranja;
  • 1 baga de cardamomo inteira e ligeiramente esmagada;
  • 2 paus de canela.

Curiosidades: 

  • Coco – O coco é pouco denso e flutua pelas correntes marinhas que podem carregar estes frutos a distâncias significativas;
  • Laranja – As flores da laranjeira simbolizam o amor;
  • Cardamomo – É uma especiaria rica em aroma e propriedades terapêuticas, tornando-a uma das mais preciosas;
  • Canela – Rezam os contos e as histórias populares que talvez possa ter existido um quarto rei mago transportando um baú com canela…

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais