As 5 linguagens de amor das crianças

Fátima Gouveia e Silva // Maio 15, 2022
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linguagens de amor
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Tal como o nosso corpo precisa de alimento para sobreviver, também o nosso “coração” precisa de amor e carinho. Todos nós precisamos de nos sentir amados, queridos e valorizados. Todos nós temos um reservatório emocional que precisa ser recarregado e que nos alimenta e nos dá força nas alturas mais desafiantes. Todos nós, e principalmente as nossas crianças!

Esse “tanque emocional” dos nossos filhos é carregado com o nosso amor incondicional, aquele amor que ama e aceita a criança pelo que é e não pelo que faz. Então, como carregamos o tanque emocional dos nossos filhos? 

Como é que os nossos filhos percebem o nosso amor?

Se perguntassem aos teus filhos “Como sabes que os teus pais gostam de ti?”, o que será que eles respondiam?

O que fazes que os teus filhos mais apreciam e que mais comunica o teu amor? É o tempo que lhes dedicas, os presentes que lhes dás, a força que lhes transmites, os abraços e mimos…?

Gary Chapman, no seu livro “As 5 Linguagens do amor das crianças”, diz-nos que cada criança tem uma linguagem de amor que melhor entende, isto é, existe uma forma de comunicar por parte dos pais, que ela mais facilmente perceciona como amor.

Esta informação pode melhorar drasticamente as tuas relações em família!

Para percebermos as necessidades de amor dos nossos filhos e identificar as linguagens de amor que privilegiam, teremos de ser um pouco de mães e pais detetives e ver para além do comportamento da criança.

As 5 linguagens de amor das crianças

Hoje quero partilhar contigo as 5 linguagens de amor das crianças que Gary Chapman nos fala no seu livro e convidar-te a descobrir qual a linguagem de amor preferencial dos teus filhos. Poderás também perceber se a tua comunicação está alinhada com as suas necessidades.

. 1.ª linguagem do amor das crianças – Toque físico

Há crianças que necessitam do toque físico, do abraço, do beijinho para encherem o seu tanque emocional.

Há muitas formas de exprimir amor através do contacto: cócegas, festinhas do cabelo, massagem nos ombros, jogos com contacto físico, abraços e beijos ao despedir e ir buscar à escola, ler livros com as crianças ao colo, etc..

Para as crianças que privilegiam esta linguagem de amor o toque físico é mais expressivo do amor, enche mais o seu tanque emocional que o tempo de qualidade, presentes ou quaisquer palavras, apesar de todas sempre importantes. 

. 2.ª linguagem do amor das crianças – Tempo de qualidade

Muitas crianças privilegiam esta linguagem para sentirem o amor dos pais. Tempo de qualidade implica presença e conexão, e quando a criança não tem essa atenção e presença o seu tanque emocional fica vazio.

Quantas vezes dizemos que uma criança se porta mal porque quer chamar a atenção? É mesmo isso que acontece, se não sentir o amor dos pais na sua atenção e presença, muitas vezes a criança recorre a formas menos adequadas de pedir atenção pois até a atenção negativa é melhor que nenhuma.

Um tempo de qualidade, com verdadeira presença transmite à criança “és importante para mim. Eu gosto de estar contigo, eu quero estar contigo”. Para estas crianças esta mensagem é fundamental.

O importante desse tempo de qualidade é o facto de fazermos coisas em conjunto com eles e não para eles. E os melhores tempos de qualidade ocorrem quando estamos a sós com os nossos filhos. Podem ser em família, mas uma atenção exclusiva dos pais é melhor.

Se o tempo de qualidade for a principal linguagem do teu filho, e ele não tiver uma boa dose de atenção nunca sentirá o teu amor em pleno.

. 3.ª linguagem do amor das crianças – Palavras de afirmação

As palavras são meios poderosos de expressão de amor. Há crianças para quem uma palavra de apreço, de afeto, de reconhecimento, de valorização é a melhor forma de carregar o seu tanque emocional. 

Palavras de encorajamento como “Não desistas, tu consegues” ou “Parabéns pelo teu esforço” dão à criança uma sensação de segurança, apoio e acolhimento que lhes transmite o amor dos pais e assim mais coragem e motivação. E para uma criança com esta linguagem preferencial nada é mais importante para se sentirem amadas do que ouvirem os pais dizer isso exatamente. 

As palavras de encorajamento são essenciais em processos de aprendizagem, mas são mais eficazes quando se focam em esforços específicos dos nossos filhos e não em simples elogios.

Quando a linguagem preferencial de amor dos nossos filhos são as palavras de afirmação é também importante percebermos que a um “gosto muito de ti” nunca deverá estar associado uma condição.

Para uma criança com esta linguagem preferencial, palavras de julgamento ou crítica constante são muito duras e magoam imenso, mais do que a outras crianças. Por isso, se achares que tens um padrão de comunicação muito negativo para com o teu filho, repensa a tua forma de exprimir o teu amor.

. 4.ª linguagem do amor das crianças – Presentes

O ato de dar e receber pode ser uma forte expressão de amor. Os presentes mais significativos tornam-se verdadeiros símbolos de amor. Para as crianças que gostam muito desta linguagem de amor, os pais têm de ter a preocupação de não descurar as outras linguagens e manter o tanque emocional da criança cheio através das outras linguagens e desta forma o presente significar amor sincero.

As crianças para quem os presentes são a sua linguagem privilegiada reagem mesmo de forma diferente e com grande entusiasmo. Os presentes são para eles extensão do amor dos pais, gostam muito de exibir os seus presentes com orgulho e dizem várias vezes aos pais como gostaram do presente.

Quando oferecemos presentes aos nossos filhos, devemos ter cuidado com a mensagem que passamos.

É o presente sincero e entendido dessa forma pela criança, como um ato de amor? 

É o presente sincero, mas não é entendido dessa forma pois a criança tem o tanque emocional vazio e sente o presente como condicional em função do seu comportamento?

É o presente apenas recompensa ou forma de pagamento porque a criança se comportou de determinada forma, ou como forma de manipulação de comportamentos?

É preciso ter a preocupação de nunca usar os presentes como forma de suborno e manipulação, pois aí perdem o significado.

É preciso também ter cuidado com o exagero. Muitas vezes os pais recorrem aos presentes em substituição de outras linguagens de amor, como, por exemplo, o tempo de qualidade. E às vezes a criança até pode entender o presente como substituto de amor sincero.

. 5.ª linguagem do amor das crianças – Atos de serviço

Para algumas crianças os atos de serviço são a sua linguagem de amor preferencial. O amor é sentido de forma particular quando sentem que os pais fazem coisas para elas e por elas. Pode ser o ajudar com o trabalho de casa, se a criança tiver necessidade (não por sistema), o fazer um bolo para o lanche da criança, preparar uma refeição que os nossos filhos gostam muito, arranjar um brinquedo, dar boleia para o treino ou outra atividade…

Para quem pratica atos de serviço o importante não é fazer apenas o que agrada à criança, mas, sim, responder às suas necessidades emocionais.

Os atos de serviço que expressam amor verdadeiro são comunicados a um nível emocional. Quando a criança nos pede ajuda em algo, por exemplo, não está só a pedir a execução de uma tarefa, mas o nosso envolvimento e atenção. Quando reconhecemos e reagimos a esses pedidos de uma forma carinhosa, amorosa, positiva, estamos a encher o tanque emocional dos nossos filhos. Por outro lado, se a nossa atitude não for de servir com amor e antes fazer algo mas contrariado ou a “resmungar”, a criança percebe e o ato não transmite o amor que ela precisa.

Em resumo, podemos dizer que falar as linguagens de amor das crianças ajuda-as a sentirem-se amadas.

Quando as crianças se sentem amadas, quando têm o seu tanque emocional cheio mais facilmente desenvolvem de forma saudável a sua autoestima e criam também uma relação mais próxima com os pais.

Mas, como perceber qual a linguagem de amor preferencial dos nossos filhos?

Aqui ficam umas dicas baseadas na observação:

  1. Observar como é que a criança exprime o seu amor por nós – principalmente as crianças mais novas exprimem amor da maneira que mais gostam de receber;
  2. Observar como a criança exprime amor pelos outros, como, por exemplo, outras pessoas da família ou os professores;
  3. Prestar atenção à forma como a criança pede atenção, por exemplo: “Mãe, olha para o que estou a fazer” (pedindo atenção e tempo); “Mãe, o meu desenho está bonito?” (pedindo palavras de afirmação);
  4. Da mesma forma, observar o que diz quando reclama e se essas reclamações são frequentes. Por exemplo: “Não passas tempo comigo”…;
  5. Dar 2 opções – “Amanhã saio mais cedo, vamos fazer um bolo juntas ou preferes ir caminhar?” (ato de serviço ou tempo de qualidade); “O que queres no teu aniversário: um jogo novo ou um passeio em conjunto?”.

Esta observação tem de ser feita durante algum tempo para conseguirmos tirar conclusões e observar os padrões.

É importante falares todas as linguagens, mas não percas de vista a linguagem preferencial dos teus filhos. Aquela que mais lhes enche o seu tanque emocional.

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