“Am(or)izade”

Inês Cortez // Julho 30, 2020
Partilhar

Am(or)izade”

Inventei esta palavra porque o amor e a amizade têm uma relação, assumida!

– “Peço-te que sejas minha amiga”.  Foram as palavras de um namorado que na altura me fizeram alguma confusão. – “Não sou tua amiga, nem quero ser… sou tua namorada!” – respondi com indignação! Passado dois ou três meses, entendi bem a importância da amizade, também no amor. Vi-me numa situação em que fui eu a pedir ao meu namorado (o mesmo da altura) para ser meu amigo, quando no meio de uma discussão me virou as costas, sem qualquer intenção de me deixar explicar o meu ponto de vista sobre o tema que estávamos a discutir. A discussão estava feia e naquela altura só a amizade nos conseguiu salvar. Afinal, não deixamos um amigo sozinho e desamparado, quando ele nos pede ajuda. Depois de nos ouvirmos como dois bons amigos, resolvemos o tema que deu origem à discussão, que devia ser tão relevante que já nem me lembro. O que importa lembrar é que a amizade é a base de qualquer relação, mesmo a amorosa. 

A amizade é a base de qualquer relação, mesmo a amorosa.

Dois amantes devem ser os melhores amigos um do outro, porque num momento em que não estiverem a sentir o amor, que é muito mais exigente do que a amizade, é esta que os vai ajudar a serem bons companheiros e a encontrarem soluções que sejam positivas para ambos.

Amor de amigos

E também existe amor de amigos, sem ser romântico-sexual, mas com uma semelhante vontade de ver o outro bem, de lhe ser leal, fiel, e de partilhar momentos felizes, ou tristes.

Às vezes pensamos que temos muitos amigos, mas na realidade temos muitos conhecidos. Talvez não se preocupem tanto connosco como nós gostaríamos, ou não nos encaixem na vida deles, ou não tenham real interesse em conhecer a nossa forma de estar, de pensar, de sentir. Outros preferem uma amizade “parasita”, que apenas os beneficie a eles.

A amizade tem uma importância extrema na nossa vida.

Sou exigente nos requisitos para a amizade e gosto de distinguir bem os amigos dos conhecidos. A amizade tem uma importância extrema na nossa vida. São os amigos que nos ajudam a ultrapassar os momentos mais difíceis, como a perda da família, um desgosto amoroso ou um simples dia de neura. Arrisco afirmar que praticamente todos os momentos são melhores se forem partilhados, tanto os bons como os maus. Os nossos amigos têm esse papel, partilhar e animar as nossas vidas. Não é preciso muitos, mas é preciso bons.

Ser amiga, para mim, é conhecer a outra pessoa por dentro, sentir afeto por ela, ser-lhe leal, fiel, confidente e encaixá-la na minha vida.

Já pensou…

  • O que é para si a verdadeira amizade?
  • Quais são os seus requisitos mínimos para considerar alguém seu amigo/a?
  • Que nomes lhe vêm à cabeça quando pensa nos seus amigos?

Como vai celebrar o dia da amizade?

Deixo-lhe a minha sugestão preferida para este dia:

Convide um ou mais amigos para cozinharem juntos em sua casa. Cozinhar é uma ótima forma de dar amor ao outro e se for em conjunto é muito mais divertido. 

Depois de se deliciarem com o que fizeram, surpreenda-os com um jogo com perguntas sobre vocês. Pode comprar ou fazer cartas com as mais diversas perguntas. Quem não souber a resposta fica a dever um momento ao outro, pode ser um jantar, um passeio, um café ou o que escolherem. Apesar de estar num lugar seguro, que é a sua casa, não se esqueça de respeitar as recomendações da DGS para prevenção da COVID-19.

Veja este episódio sobre cartas especiais com perguntas que pode comprar ou fazer, tire ideias e divirta-se!

Alimente as suas amizades… sempre!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais