Hoje em dia está na moda dizer “sou intolerante ao glúten”, “tenho alergia à lactose”. Vamos lá então falar sobre alergias e intolerâncias alimentares:
A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar, é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com um alimento.
Alergia: acontece uma resposta imunológica imediata, ou seja, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.
Intolerância: o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal.
Os sintomas também eles são diferentes. Não é preciso manifestarem-se todos, para podermos dizer que tem uma alergia ou intolerância alimentar.
Alergia: urticária e vermelhidão na pele, comichão intensa, dificuldade em respirar, inchaço na cara ou língua, vómitos e diarreia.
Surgem imediatamente, mesmo quando se come pouca quantidade de um alimento e é possível detetar com os testes feitos na pele.
Intolerância: inchaço abdominal, dores de estômago, excesso de gases intestinais, sensação de ardor na garganta, vómitos e diarreia. Para além dos sintomas gastrointestinais, podem ser: enxaquecas, fadiga ou pele seca. Podem demorar mais de 30 min a aparecer, sendo mais graves quanto maior for a quantidade de alimento ingerido. Os testes de alergia feitos na pele não detetam. É necessário recorrer a testes de intolerância alimentar ou por experiência de exclusão de cada ingrediente de que se desconfia.
A intolerância alimentar é muito mais frequente e pode afetar qualquer indivíduo mesmo sem história clínica familiar, enquanto que a alergia alimentar geralmente é um problema mais raro e hereditário.
Tratamento: retirar da alimentação os alimentos e preparações que contenham estes ingredientes.
Vamos lá todos ficar um bocadinho mais saudáveis!
Maria Santana Lopes
https://www.facebook.com/Maria-Santana-Lopes-Nutricionista-389059471222424/
https://www.instagram.com/nutricionista_maria_s_l_/