Alergia alimentar nas crianças

Sofia Pinto Luz // Julho 8, 2021
Partilhar
Alergia alimentar
Alergia alimentar

A alergia alimentar pode surgir em qualquer idade. No entanto, as crianças apresentam maior prevalência desta patologia comparado com os adultos. Quais são as alergias alimentares mais comuns e quais os possíveis sintomas para os quais os pais devem estar alerta?

A alergia alimentar está claramente a aumentar. Um estudo americano comprovou que, entre 1997 e 2011, a alergia alimentar em crianças aumentou cerca de 50%. 

Os estudos de prevalência desta patologia são muito díspares de país para país, no entanto, atualmente, aceita-se que esta condição afete cerca de 5% dos adultos e 8% das crianças.

Alergia alimentar ou Intolerância alimentar?

No caso da alergia alimentar existe uma reação do sistema imune contra substâncias presentes nos alimentos (alergénios). Esta reação de defesa do nosso organismo pode levar a sintomas ligeiros, mas também a sintomas tão graves que podem levar à morte.

A intolerância alimentar corresponde a uma má digestão de determinado alimento. Existe uma incapacidade na degradação alimentar por parte do intestino levando a sintomas exclusivamente gastrointestinais, tais como dores abdominais, gases, obstipação, diarreia e vómitos. 

Quais são as alergias alimentares mais comuns?

Os alimentos que mais frequentemente causam alergias são: 

  • Leite, 
  • Ovo, 
  • Peixe, 
  • Trigo, 
  • Soja, 
  • Frutos secos, 
  • Frutos frescos, 
  • Amendoim,
  • Mariscos. 

Quais são os possíveis sintomas de alergia alimentar para os quais os pais devem estar alerta?

Os sintomas de alergia alimentar têm um espectro alargado e muito diverso. No entanto, em caso de alergia ligeira a moderada verifica-se: borbulhas com comichão (urticária), eczema atópico de difícil controlo, inchaço da pele (angioedema), dores abdominais, vómitos, diarreia e/ou fezes com sangue. Em casos mais graves, os sintomas podem ser: dificuldade respiratória, sensação de aperto da garganta, baixa da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, perda de consciência e morte. 

O que são as canetas de adrenalina?

São canetas de medicação, de auto administração que os doentes com alergias graves devem ser portadores.

As canetas de adrenalina são o único tratamento eficaz, capaz de reverter um caso grave de alergia alimentar (anafilaxia). Ou seja, em caso de anafilaxia, faz parte do plano de ação administrar a injeção (a caneta de adrenalina) na coxa e seguir de imediato para um serviço de urgência.

Desde 06 Novembro de 2020 que estas canetas são comparticipadas a 100% pelo Estado, o que foi uma ajuda fundamental para muitas famílias.

Conheça o projecto “Senhora Alergia”: 

Senhora Alergia” é uma plataforma onde se pretende descomplicar a alergia alimentar através de publicações diárias, umas vezes mais técnicas outras mais práticas – receitas, truques e dicas. Toda a informação partilhada é segura e tem apenas um objetivo concreto: ajudar famílias a lidar com o problema da alergia alimentar. 

É possível viver com uma “Senhora Alergia”.

É de facto um desafio quando chega a hora de deixar um filho na escola ou de fazer uma simples refeição num restaurante. Ter de garantir que todos percebem que não basta não ingerir o alergénio, é preciso ter a certeza de que qualquer alimento ingerido não esteve em contacto com o alergénio.

A ausência de programas de educação alimentar inclusiva e de formação obrigatória de todos os funcionários das Escolas e dos Restaurantes faz com que, atualmente, em Portugal, os pais de crianças alérgicas sejam os verdadeiros educadores e formadores da comunidade.Por isso, um dos pressupostos da “Senhora Alergia” é mostrar a doentes e familiares que é possível viver uma vida normal mesmo com uma alergia alimentar. Ou seja, não existe necessidade de isolamento, desde que se esteja bem informado para garantir sempre a segurança necessária.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais