A famosa e popular água com limão em jejum ainda suscita dúvidas e alguns receios. A verdade é que a maioria das pessoas que iniciam o dia a beber um copo de água com limão sente muitas melhorias gastrointestinais, nomeadamente no que toca à digestão e ao trânsito intestinal, e é por isso que mantém esta prática diariamente. No entanto, há quem sinta que o sumo de limão é desconfortável para o estômago. Neste sentido, pareceu-me importante esclarecer alguns mitos e incluir algumas dicas sobre o uso do sumo de limão.
O limão é composto essencialmente por água, flavonoides, ácido cítrico, vitaminas em especial a C, minerais como potássio, magnésio, cálcio e fibras (pectinas). A vitamina C fornecida num copo de água com limão pode equivaler a 25% das necessidades diárias.
Com um pH de cerca de 2 (a 25ºC), o sumo de limão ajuda na correção da acidez do estômago e do corpo, a eliminar as toxinas do corpo, estimulando o fígado a produzir a bílis e, consumido de forma regular, irá permitir a sintetização de muito mais enzimas, essenciais para uma boa manutenção da saúde.
O ácido cítrico permite corrigir o pH do estômago mantendo-o ácido, correspondendo aos valores fisiológicos. E quando o estômago está ácido (pH entre 1-2) digerimos melhor os alimentos e não temos sensação de refluxo e de acidez. Isto porque o pH do estômago é de elevada importância, já que um distúrbio neste nível pode causar efeitos como inchaço abdominal, obstipação, alergias e muitos outros.
Para além dos níveis corretos de acidez no estômago, os minerais presentes no sumo de limão são facilmente metabolizados pelo organismo, o que ajuda a manter níveis ótimos de pH do sangue.
Além disto, o limão é um dos poucos alimentos que contém iões com carga mais negativa, correlacionado com aumento dos níveis energéticos ao penetrarem no sangue e a quantidade de água ingerida contribui para uma melhor boa hidratação.
Alguns estudos mostram também que o ácido cítrico presente nesta água não só previne a formação de cálculos renais como pode inclusivamente ajudar a reduzi-los.
O limão é um excelente desintoxicante, anti-inflamatório e, devido à sua grande concentração de vitamina C, constitui um bom aliado na absorção do ferro.
A juntar a todas estas propriedades, o limão é ainda rico em fibra pectina, que ajuda a moderar o apetite, e em potássio, que ajuda a melhorar as funções do cérebro, a saúde dos nervos e a tensão arterial. A água com limão ajuda também no reforço do sistema imunológico e pela riqueza em flavonoides tem um excelente poder antioxidante (proteção das células).
7 Mitos e verdades sobre a água com limão:
1. Beber água com limão antes de comer emagrece?
Não. A perda de peso pode ser consequência do equilíbrio no organismo que se obtém com a ingestão da água com limão. A riqueza em fibras pode eventualmente ter uma ação saciante.
2. A água com limão faz azia.
Mito. A azia deve-se ao refluxo do conteúdo gástrico para o esófago e acontece quando o estômago não está suficientemente ácido (ou seja, com um pH entre 1,6 e 1,8). O cárdia, esfíncter que separa o estômago do esófago, é dependente do pH e mantém-se fechado quando o pH do estômago é ácido.
3. Beber água com limão faz mal aos dentes.
Verdade. Se mantiver os seus dentes em contacto com limão ou água com limão durante muito tempo, o esmalte vai-se desgastando. O aconselhado é beber um copo de água 2 a 3 vezes durante o dia, de preferência ao acordar e antes das refeições. Para além disso, o pH da boca é muito mais alcalino e, para além dos dentes, o microbioma oral também ficaria comprometido se mantivermos a boca sempre ácida.
4. A água com limão desintoxica.
Verdade. A água com limão ajuda na estimulação de algumas enzimas e, por isso, melhora a digestão e os processos de desintoxicação.
5. Água com limão faz mal ao estômago.
Mito. Pelo contrário, a água com limão ajuda a repor e/ou manter o pH (ácido) ideal do estômago.
6. Beber água com limão ajuda na digestão.
Verdade. Em ambiente ácido digerimos melhor e as enzimas digestivas atuam melhor.
7. Água com limão cura o cancro.
Mito. Ajuda, sim, a equilibrar o organismo, especialmente o pH, o que se pode traduzir em benefício nos terrenos oncológicos.
Como fazer água com limão?
A maior concentração de vitamina C encontra-se na casca do limão pelo que se deve aproveitar a mesma. Opte por limões biológicos, lavando-os bem. Para isto, deixe-os de molho cerca de 1 hora em água com vinagre de maçã, sal ou umas gotas de tintura de iodo. Passe-os bem por água, parta-os ao meio ou aos quartos e congele.
Pode usar o limão inteiro em batidos ou, em alternativa, o sumo e o limão partido em rodelas em água, criando uma bebida aromatizada e rica em vitamina C.
Quando tomar água com limão?
De preferência em jejum ou em pequena quantidade antes das refeições. Pode fazer água com limão várias vezes ao dia em alturas pontuais. Evite passar o dia a beber água com limão.
“Sinto muito desconforto quando bebo água com limão. Existe alguma coisa que possa fazer?”
Há pessoas mais sensíveis que sentem desconforto quando ingerem água com limão por isso deixo-lhe alguns truques:
- Comece por quantidade menores;
- Prefira água morna e não exagere na quantidade de água e de limão;
- 1 copo com cerca de 100/200ml de água bem quente com uma gotas de limão, em jejum é o suficiente para ajudar no trânsito intestinal e obter todos os outros benefícios;
- Pode também optar por ingerir apenas uma colher de sopa de sumo de limão e beber um copo água imediatamente após;
- Se tiver problemas digestivos pode repetir o procedimento antes das principais refeições, mas ingira apenas 50ml de água morna/quente com 1 colher de sopa de sumo de limão;
- Se toma suplementos com ferro, faça-o ao mesmo tempo da ingestão da água com limão.
O que não deve fazer:
Diluir sumo de limão em maiores quantidades de água e estar sempre a beber ao longo do dia, pois a capacidade antioxidante do limão vai-se perdendo, para além dos dentes não gostarem!