O ano começou há pouco e sinto que este mês é feito sobretudo de tomadas de decisão, reflexões demoradas e vontade de fazer acontecer. Até porque iniciámos este ano, uma nova década. E, para começar esta nova década em grande, este mês, no Simply Flow, abordaremos um tema poderoso: afirmação!
Está na hora de nos afirmarmos.
Isto pressupõe um processo de autoconhecimento contínuo, que nos permita saber quem somos. Só conhecendo bem a pessoa que genuinamente somos, é que nos podemos afirmar. Saber afirmar pressupõe segurança. E essa vem do autoconhecimento.
Por exemplo, se eu sei com que valores faço a gestão da minha carreira e estou absolutamente certa deles, vai ser muito mais fácil afirmar-me e dizer não, se me propuserem algo que não esteja em sintonia comigo. O mesmo na vida pessoal. A clareza do que penso e sinto em relação a certas situações ou pessoas, permite-me afirmar-me com convicção e em paz, não abrindo mão de mim.
Saber afirmar-nos é não abrir a mão de nós.
A pessoa que não se afirma, vira “Maria vai com as outras”. É como se não tivesse opinião. E um dos efeito colaterais, é que se coleciona raivas e zangas. Afirmar a nossa vontade, o nosso desejo, a nossa decisão, é sermos fiéis a nós próprios. E sempre que o fazemos, abre-se uma porta. Mas, é preciso ter atenção redobrada aos manipuladores profissionais, que a todo o custo procuram demover-nos das nossas decisões ou opiniões, assustando-nos com possíveis efeitos que não medimos. E porque é que digo atenção? Porque esses efeitos nem sempre são reais. São apenas uma forma de nos fazer duvidar e decidir aquilo que eles querem.
Afirme aquela que acredita ser a sua verdade.
Afirme-se com calma, serenidade e, se possível, com um sorriso. Não tardará a que os outros o abordem de outra forma e tenham de reconhecer a pessoa poderosa que é.
Nota: Fotografia por Verónica Silva