Afinal, o que é uma vida feliz?

Diana Gaspar // Maio 16, 2021
Partilhar
vida feliz
vida feliz

Doa o que doer, não há vidas felizes sem dor nem com a ausência de experiências que nos façam sofrer.

Queremos levar todos, desta experiência única que é viver, a melhor experiência possível. Queremos viver bem, com alegria, com facilidade, com um sorriso no rosto, com segurança, com certezas absolutas, com os que amamos e a concretizar tudo o que desejamos. E nesta ideia de vida feliz vivemos quase todos com a sensação de infelicidade constante porque, afinal, não estamos sempre bem, há experiências muito dolorosas, perdas inconsoláveis e expectativas não correspondidas. Afinal, parece que nos sentimos enganados por esta ideia que a vida não tem sofrimento e que a dor não faz parte da vidas felizes. 

O que a vida tem e sempre terá?

A vida tem e sempre terá dor, porque há sempre qualquer coisa a acontecer que nos envolve em preocupação, desconforto, sofrimento e perdas. A vida tem sempre e sempre terá algum tipo de imprevisibilidade, insegurança e incerteza que nos coloca a tranquilidade em apuros, e nos faz questionar o próprio significado de vida e de felicidade. Todas estas dimensões baralham-nos e, muitas vezes, colocam-nos a sensação que a vida não é justa e que, afinal, viver é pesado, difícil e uma experiência infeliz. Crescemos com a ideia de que viver é bom e que ser crescido traz felicidade, e depois acabamos por viver zangados e tristes porque a vida não é nada daquilo que pensávamos que era.

Afinal, qual é o verdadeiro significado de felicidade?

Acredito que se queres ter uma vida feliz precisas de começar primeiro por refletir no próprio significado de felicidade

Uma vida feliz, acredito eu, é acima de tudo uma vida onde te sentes bem contigo, onde gostas de ti e onde acreditas que melhor ou pior vais conseguir sempre resolver o que na vida aparecer. Uma vida feliz, acredito eu, é uma vida onde escolhes descobrir e viver com as tuas verdades, alinhado com aquilo que te faz sentido e te dá sentido, onde sentes que, apesar de todas as dificuldades, vais conseguindo criar momentos e formas de viver onde és tu, onde gostas de ti e onde aprendes a viver em paz com os outros, e com todas as tuas e suas imperfeições. Diria mesmo que uma vida feliz passa, acima de tudo, pela percentagem da tua vida onde escolhes assumir o teu poder pessoal, para viveres o que depende de ti e controlas, lembrando sempre porém que há dimensões fora do teu alcance onde nunca vais conseguir chegar e controlar, e está tudo bem na mesma. Felicidade significa também liberdade, fluidez e aceitação.

Existe uma transformação após o sofrimento. 

A felicidade tem sofrimento e acredito que é algum sofrimento que te ajuda a viver mais feliz. Depois da dor passar, atenuar e te transformares através dela também. E que são estes momentos que te permitem perceber o que é importante, o que não é importante, o que afinal queres e o que dá sentido à tua vida

Como ser feliz?

Se queres ser feliz cria um espaço de amor e paz dentro do teu coração. Abraça todas as dificuldades como oportunidades de crescimento, cuidando muito bem de ti todos os dias com liberdade e um forte sentido de conexão ao outro e à tua comunidade.  

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais