A menstruação não é só sangue.

Patrícia Lemos // Junho 24, 2021
Partilhar
menstruação
menstruação

Assim que começamos a ter o período, ensinam-nos que este acontece todos os meses, que é normal ser algo desconfortável e que é o preço que pagamos por ser mulher, já que a menstruação serve para podermos fazer bebés. É tempo de desconstruir esta narrativa que tem contribuído em larga escala para o desconhecimento generalizado sobre o corpo, sobre o ciclo menstrual e sobre fertilidade.

Interessa-nos agora menos focar nas histórias da avó sobre as coisas que não se podem fazer, comer ou cozinhar, e mais no ciclo menstrual, que é a parte invisível entre dois períodos. É ele que dita o ritmo a que o sangue surge, é ele que nos fala da nossa saúde e é dele que precisamos para produção hormonal e uma consequente e melhor saúde óssea, mamária e cardiovascular.

Precisamos de falar sobre menstruação

Em 2015, o ciclo menstrual foi considerado um sinal vital de saúde pelo Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Isto significa que a forma como se expressa em cada pessoa que menstrua nos dá pistas sobre a sua saúde geral e ginecológica. Se há dor, irregularidade, hemorragia abundante, por exemplo, algo não está bem.

Isto significa que precisamos de reaprender (quase) tudo o que nos ensinaram sobre o assunto: desde os 28 dias de ciclo, às ovulações a meio ou no dia 14, a ter de aguentar a dor ou tomar a pílula para “regular o ciclo”.

Passamos quarenta anos a menstruar – é uma vida.

Nos anos menstruais após puberdade e anteriores à entrada na perimenopausa, o que pretendemos, e sabemos hoje ser natural e saudável, são ciclos que variam entre os 25 e os 35 dias, com sangramento variável e facilmente gerível durante os diferentes dias de menstruação, sem dor forte ou incapacitante e sem sintomatologia emocional associada.

Uma surpresa para tanta gente que menstrua há décadas!

Conhecer o ciclo menstrual significa entender que a menstruação não é uma coisa aleatória que nos acontece porque “somos mulheres”, mas o resultado de uma dinâmica fisiológica que responde à envolvente e ao estilo de vida que escolhemos.

A forma como nos alimentamos, o exercício que fazemos, a qualidade do nosso sono, tudo tem impacto no nosso corpo e, por consequência, no nosso ciclo menstrual que funciona como uma espécie de árbitro das nossas escolhas diárias.

A menstruação não é só sangue.

O livro “Não é só Sangue” pretende contribuir para um entendimento integrado da menstruação em termos físicos e também sócio-culturais: o que é, para que serve, porque ainda temos vergonha de falar sobre ela, quando é que não é normal, o que nos está a querer dizer, quando é assunto para recorrer ao médico, como a podemos gerir, o que nos diz sobre a nossa fertilidade, quando é que os sangramentos não são período, etc..

menstruação

Centenas de páginas para promover uma maior literacia de corpo e celebrar o poder do conhecimento para que os diagnósticos não tardem, para uma maior fertilidade, para convidar quem menstrua a ser agente ativo de mudança e elemento responsável pela promoção do seu próprio bem-estar, e para que se descubra que afinal a menstruação não é só sangue.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais