A magia dos cristais

Vânia Duarte // Novembro 24, 2021
Partilhar
cristais
cristais

Lancei o meu primeiro livro, “A magia dos cristais”. Estou feliz, entusiasmada e com o coração cheio pelo feedback fabuloso que tenho recebido e aproveito, desde já, para te convidar para o lançamento presencial que vai acontecer já este sábado, dia 27 de Novembro, às 16h, na Fnac do CascaiShopping.

Sou verdadeiramente apaixonada por cristais e, por isso, este livro reúne tudo aquilo que sempre senti falta em livros escritos em português. Falo-te de cristais individuais, rituais, grelhas, chakras, meditação, journaling e até cristais para cada área da casa. Partilho contigo uma série de conceitos sobre cristais mestres e até te trago toda uma área com alguns cristais falsos e manipulados. Mais do que um livro para ler e colocar na estante, aquilo que quis foi criar um guia para a vida. Um guia que possas consultar sempre que precisares e que vem acompanhado de fotografias lindíssimas.

Poderia partilhar contigo sobre o que vais encontrar no livro, mas decidi aproveitar para te contar uma história sobre resiliência e sobre a importância de aprender a dizer não. E o que é que isto tem a ver com o meu livro? Tudo.

No final de 2018, decidi começar a fazer um processo de coaching para me ajudar a centrar naquilo que queria para a minha vida e, apesar de não imaginar que a Surya Cristais – a minha loja de minerais online –  iria nascer no ano a seguir, eu já partilhava sobre cristais nas minhas redes sociais e ia percebendo que as pessoas estavam curiosas com este mundo.

cristais

Nessa mesma altura surgiu a oportunidade de em 2019 ir fazer um retiro à Índia com a minha querida Rute Caldeira e eu, apesar de não ter dinheiro para o retiro, sabia que tinha de ir. Então, durante o processo de coaching surgiu a ideia de escrever um E-book de Cristais. Seria uma forma de perceber se aquilo que eu partilhava sobre cristais era realmente interessante para as pessoas e de juntar alguns euros para a viagem. E assim foi. 

Durante todo o mês de Dezembro de 2018 estive a trabalhar naquele que foi o meu primeiro E-book de Cristais. Lancei-o no início de 2019 e, sem qualquer expectativa, foi um sucesso. Aconteceram, então, duas coisas: 

  • Pagou a minha viagem à Índia;
  • Chegou ao conhecimento de uma editora através de partilhas feitas no Instagram por quem já tinha comprado.

No início de Fevereiro de 2019 fui contactada por uma editora para editar um livro sobre cristais em Português.

Na época fiquei muito feliz com o convite, reuni com a editora, tive o contrato na minha mão e passado uma semana não só disse que não como recomendei outra pessoa da área para escrever o livro. 

Foram muitas as pessoas que me disseram que estava a cometer um erro ao dizer que não a esta oportunidade, mas a verdade é que eu estava metida em muitos cursos ao mesmo tempo, mais o meu trabalho numa agência de publicidade, mais a vida familiar e apercebi-me que, apesar de ter lançado um E-book, a responsabilidade de escrever um livro era completamente diferente e eu ainda não tinha a maturidade suficiente para o fazer. Por isso disse que não. 

A Surya Cristais nasceu nesse ano. Sem pressões de ter de correr bem, porque eu tinha o meu trabalho na agência. Era a minha semente que eu ia regando diariamente sem pensar realmente no que é que poderia ganhar com isto, foi desfrutar e confiar até que…

Em Fevereiro de 2020 (exatamente um ano depois do primeiro convite) fui contactada por outra editora, a Nascente, para escrever um livro sobre cristais.

E nessa altura a ideia já não me pareceu estranha. A Surya Cristais estava a crescer e, por isso, aceitei reunir com eles. As coisas estavam realmente muito bem encaminhadas, mas de repente o mundo parou com a chegada da COVID-19. As editoras congelaram todos os lançamentos e este livro ficou em standby. Eu aceitei que assim era.

Continuei a trabalhar diariamente para trazer os melhores cristais, para criar o melhor conteúdo e a ideia do livro, apesar de estar cá, não me angustiava. Eu sabia que se tivesse de acontecer iria chegar o momento. 

Em Maio de 2020 recebo um convite de uma terceira editora.

Mais uma vez reuni com eles, tive o contrato na mão e estava tudo encaminhado para eu assinar, mas alguma coisa me dizia que devia esperar pois não sentia uma grande conexão com esta oportunidade. No dia em que falei com a terceira editora a dizer que não estava preparada para avançar recebi novo e-mail da Nascente a contactar-me para avançar. Isto aconteceu em Setembro de 2020 e foi aqui que assinámos contrato para durante os 10 meses a seguir criarmos este livro que chegou fisicamente às livrarias no dia 8 de Novembro e já é um verdadeiro sucesso de vendas.

E porque é que conto isto tudo?

Por duas razões: 

  1. Não tenhas medo de dizer que não. Não tenhas medo de esperar, mesmo que isso signifique que outras pessoas o possam fazer. Não tenhas medo de assumir quando algo é demasiado para ti no momento. Se confiares no teu trabalho e na tua verdade, o coração sabe sempre o caminho correto. Lembra-te que eu não só disse que não à primeira editora, como recomendei outra pessoa da área. Para muitos isto pode ser loucura, para mim é apenas uma coisa: segurança no meu trabalho. 
  2. Vão sempre existir vozes a clamar que chegaste onde chegaste por cunhas, por conhecimentos ou por sorte. Sempre. Será de certeza uma pequena minoria, mas vai acontecer. Tenhas tu 100 seguidores ou 1 milhão, tenhas tu 5 euros no bolso ou 5 mil, se as coisas te correrem bem, vai sempre existir alguém a dizer que só estás onde estás por qualquer coisa extra.  Aquilo que mais aprendi ao longo destes anos é que se, ao final do dia, tiveres consciência que deste o teu melhor, o resto é apenas e só ruído.

Ora este artigo podia ser a falar sobre o conteúdo do meu livro, mas prefiro deixar que a tua curiosidade o queira descobrir. 

Já o encontras à venda em todas as livrarias físicas e online e até na minha loja onde o recebes autografado e com uma dedicatória especial.

cristais

Acima de tudo, aquilo que te quis mostrar é que não há mal em adiar sonhos e que é possível tornar os nossos objetivos realidade sem termos de entrar numa correria.

A verdade é que olhando para trás a melhor coisa que eu fiz foi efetivamente ter dito que não à primeira editora. Não porque a proposta fosse má, mas porque eu não estava preparada para viver isto e para me submeter à escrita de um livro. E não há nada de errado em admitir isto.

Porque às vezes as melhores recompensas chegam depois de termos a coragem de dizer que não a coisas incríveis. 

Nota: Fotografias por Margarida Pestana

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais