O Outono é uma das estações que, para mim, mais beleza tem em termos de cor, de transformações na natureza, até porque traz consigo simbologias muito fortes.
Qual é o significado do Outono?
Significados existem muitos, mas a verdade é que associamos sempre o Outono ao cair das folhas secas, que já não estão a cumprir o seu propósito, para que aconteça uma regeneração. E, se nesta estação isto acontece, então também é uma boa ocasião para nós largarmos e deixarmos para trás aquilo que não interessa, ou seja, as emoções que não nos fazem bem, os sentimentos que nos atrasam a vida, as pessoas que são tóxicas e que nos impedem de evoluir, os comportamentos e padrões que sabemos que atrasam a nossa caminhada de desenvolvimento pessoal. Para mim, o Outono tem todos estes significados e, por isso, é que ele é tão importante.
A importância do Outono
Ele é um arrumar da casa, colocando para fora tudo aquilo que já não interessa. É deixar sair o velho para que entre o novo. Por todas estas características, o Outono representa uma grande oportunidade.
Antecede o Inverno que é uma estação que exige mais recolhimento, e que tem a sua beleza própria e a sua importância. O Outono prepara-nos bem para esses dias mais curtos, frios e cinzentos.
A beleza do Outono
Quando olho para a natureza nesta estação, acho tudo belo. Não mudaria uma vírgula. Se pararmos para refletir sobre as características do Outono, apercebemo-nos que quase nos dão o tempo necessário para olhar para dentro de nós e das nossas casas. Esta preparação é fundamental para enfrentar a seguir o Inverno, que por sua vez, antecede o período de rejuvenescimento e renascimento, que é a Primavera. É a oportunidade de iniciar uma nova etapa e experimentar coisas novas.
A verdadeira época de preparação
Eu gosto do Outono porque não é uma estação fria, nem quente. Não é dureza, nem é doçura. É onde nós nos prepararmos, nos libertamos daquilo que não faz falta e abrimos os braços. Eu sei que é o frio que vem a seguir, mas não é suposto encolhermo-nos. É suposto abrirmos os braços para que o que vem a seguir seja acolhido. E esta atitude faz diminuir o medo, quando ele existe e dá-nos coragem.
Que recebamos o Outono com estes braços abertos, com esta gratidão, com esta certeza de que ele nos vai ajudar a deixar cair o que não nos faz falta para que entre aquilo que precisamos neste momento.
Nota: Fotografia por Verónica Silva