“Ciclo menstrual” ainda é um termo desconhecido para muitas mulheres. Aliás, quando, durante a consulta inicial, pergunto às minhas pacientes: “Qual a duração do seu Ciclo Menstrual?”, geralmente a resposta é: “Creio que 4 ou 5 dias”. Quando lhes explico que se devem estar a referir apenas à menstruação, a reação seguinte costuma ser: “Mas, então o que é isso do Ciclo Menstrual?”.
O que é o Ciclo Menstrual?
O Ciclo Menstrual refere-se às alterações fisiológicas que ocorrem no teu sistema reprodutivo desde a última menstruação até à menstruação seguinte. Este fenómeno tem início com a menarca (ou seja, a primeira vez que menstruaste), termina com a menopausa e o seu principal objetivo é o de preparar o teu corpo para uma possível gravidez.
As 4 fases do Ciclo Menstrual
Este é um fenómeno que tem uma duração média de 28 dias e se divide em 4 grandes fases:
1. Fase menstrual ou Menstruação
Cada Ciclo Menstrual tem início no dia em que a tua menstruação aparece. Esta fase, que pode durar entre 3-7 dias, consiste na libertação das paredes internas do útero – o endométrio – sob a forma de sangue.
2. Fase Folicular
Após a menstruação, os folículos ováricos, que consistem em pequenos casulos onde os óvulos se encontram protegidos e armazenados, irão desenvolver-se de modo a atingir o estado necessário para que a ovulação aconteça.
3. Fase ovulatória ou Ovulação
Assim que o folículo ovárico atinge a maturidade, a ovulação inicia-se. Um dos óvulos é libertado para a trompa de Falópio (estruturas que ligam o útero aos ovários), onde estará disponível para ser fecundado por um espermatozóide.
4. Fase Lútea
Se o óvulo tiver sido fecundado durante a fase anterior, uma gravidez pode ocorrer. Caso não tenha sido fecundado, o óvulo irá desintegrar-se nas seguintes 12-24 horas e será absorvido pelo organismo.
Porque deves acompanhar o teu Ciclo Menstrual?
1. Identificar possíveis ‘desequilíbrios’ de saúde
O teu Ciclo Menstrual é um reflexo do teu estado de saúde físico e emocional, uma espécie de bússola que te mostra se te encontras num estado energético de ‘harmonia’ ou ‘desarmonia’. Por isso, quando acompanhas o teu Ciclo Menstrual, facilmente consegues despistar potenciais desequilíbrios.
Pequenas perdas sanguíneas fora da fase menstrual, episódios de enxaquecas que ocorrem sempre na mesma fase do teu ciclo, corrimentos vaginais pré ou pós menstruação, sensação intensa de raiva ou tristeza e ‘ataques de fome’ são alguns sinais que se podem manifestar quando algo não está bem.
Ao conectares-te com estes sintomas que o teu corpo está a expressar, e relacioná-los com cada uma das fases do Ciclo Menstrual, rapidamente, e com a ajuda de um profissional de saúde, podes identificar a origem do desequilíbrio.
2. Reconhecer as tuas ‘fases férteis’ e ‘não-férteis’
Ao contrário do que comumente se pensa, tu não podes engravidar em qualquer altura do teu Ciclo Menstrual! Quando acompanhas o teu ciclo e implementas as ferramentas que se encontram no ebook “Como prevenir uma gravidez naturalmente”, é-te possível saber quando estás fértil e não-fértil. Isto é absolutamente fantástico, uma vez que possuis o poder sobre a tua fertilidade e desejo de engravidar ou, por outro lado, prevenir uma gravidez.
3. Tirar partido das qualidades de cada fase do Ciclo Menstrual
As flutuações das principais hormonas intervenientes no Ciclo Menstrual – o estrogénio e a progesterona – podem influenciar o teu estado de espírito. É perfeitamente natural que, numa dada fase do ciclo, te sintas mais cansada e introspectiva, como pode acontecer durante a menstruação, e noutra super enérgica e extrovertida, típico da fase ovulatória. Através do acompanhamento do teu ciclo, podes relacionar determinadas emoções e estados de espírito a certas fases do Ciclo Menstrual e organizares a tua agenda pessoal e de trabalho tendo em conta estas características.
Como acompanhar o Ciclo Menstrual?
O Ciclo Menstrual tem início no 1.º dia da tua menstruação. Logo, é a partir deste momento que deves começar a fazer o seu acompanhamento. De maneira a conheceres mais intimamente o teu ciclo, assim com identificar cada uma das suas fases, incluindo as férteis e não-férteis, a minha sugestão é que leias os ebooks “Como cuidares de ti nas diferentes fases do teu Ciclo Menstrual” e “Como prevenir uma gravidez naturalmente”.
Como cuidares de ti nas diferentes fases do teu Ciclo Menstrual?
No ebook “Como cuidares de ti nas diferentes fases do teu Ciclo Menstrual”, irás aprender:
- a conhecer as diferentes fases do teu Ciclo Menstrual e os fenómenos que acontecem em cada uma delas (tu precisas de te familiarizar com os acontecimentos que ocorrem no teu corpo!);
- de que maneira as flutuações hormonais afetam o teu humor (é perfeitamente natural sentires-te em êxtase num dia e super cansada no outro);
- quais os 3 fatores capazes de desequilibrar o teu Ciclo Menstrual (e que podem estar presentes no teu dia-dia);
- quais os 3 alimentos que deves priorizar durante todo o Ciclo Menstrual;
- quais os alimentos que deves priorizar em cada uma das diferentes fases do Ciclo (tudo aquilo que tu comes poderá beneficiar ou prejudicar a tua saúde menstrual);
- de que maneira o teu sono poderá afetar a tua fertilidade e saúde do teu Ciclo Menstrual;
- qual o tipo de exercício físico mais adequado a cada uma das fases menstruais;
- quais os 3 cuidados femininos específicos recomendados para que o teu Ciclo Menstrual seja equilibrado e saudável.
Clica aqui e acede ao ebook.
Como prevenir uma gravidez naturalmente?
No ebook “Como prevenir uma gravidez naturalmente”, irás aprender:
- a importância de te conectares com o teu ciclo menstrual;
- o que acontece nas diferentes fases do ciclo menstrual;
- a importância que as oscilações hormonais têm no teu estado de espírito;
- quais os fatores que mais influenciam o teu ciclo menstrual;
- como se engravida – os 3 factores que necessitam existir simultaneamente no mesmo lugar para que uma gravidez ocorra;
- quais os efeitos secundários dos contraceptivos hormonais e DIU de cobre;
- a identificar as fases férteis do teu ciclo menstrual – a ferramenta mais importante na prevenção de uma gravidez;
- os métodos naturais de prevenção de gravidez que contam com uma taxa de eficácia provada acima dos 99%;
- a ter um maior controle sobre a tua fertilidade.
Clica aqui e acede ao ebook.
O Ciclo Menstrual é um reflexo da tua saúde em geral.
Ao cuidares da tua saúde menstrual, que naturalmente inclui o acompanhamento do teu ciclo numa base diária, estás a cuidar da tua saúde, da tua feminilidade e de ti mesma.