A celebração além da comemoração

Daniela Ricardo // Novembro 11, 2020
Partilhar
celebração
celebração

Eu adoro celebrar. E vejo que em todos os dias há motivos para a celebração. Naturalmente cada aniversário marca um início de um novo ciclo cheio de novas potencialidades. O Simply Flow by Fátima Lopes celebra o seu 4.º aniversário, a marcar a diferença, a criar oportunidades, novas formas de ver e sentir o mundo, na expectativa de o tornar mais são e mais simples para todos. É para mim um privilégio poder participar com um bocadinho de mim todos os meses, ajudando a criar conteúdos que podem fazer a diferença, de quem nos acompanha, se colocados em prática. Não tenho dúvidas que esta plataforma, que a Fátima Lopes criou, já ajudou muitas pessoas a encontrar um novo rumo ou a ver determinado assunto sob outro prisma.

Celebremos.

Para mim, celebrar a vida é muito importante. É uma das práticas que me ajuda diariamente a honrar o dom da vida, a agradecer aquilo que sou, que tenho e que é, e que me ajuda também nos meus processos de maior dor e desafio. Nem sempre é fácil celebrar, mas todos os dias lembro-me que estou a bater o meu record pessoal de número de dias consecutivos viva. E, isso por si só, já é motivo de celebração.

Celebro fazer parte desta equipa, que me permite ajudar mais pessoas a alimentar-se de uma forma consciente e natural e com isso ter uma vida mais saudável e vibrante.

Celebrar não tem de ser em euforia, pode ser de forma calma e serena.

Celebrar pode ser visto como um estado de Ser que pode ser activado a qualquer instante.

Lembrei-me de escrever sobre isto, neste momento especial de celebração do Simply Flow, porque a maioria das vezes associamos a celebração apenas a festas e a eventos, a comemoração. Mas, para mim a verdadeira celebração é muito mais do que isso. 

Celebrar é estar grato.

Claro que celebrar aniversários é importante, pois marca o início de um novo ciclo. No entanto é de notar que existem momentos difíceis em que não temos vontade de celebrar, mas é precisamente nesses momentos que honrar e celebrar a vida pode fazer toda a diferença. Fui enfermeira 20 anos no IPO do Porto, vi muitas situações que me levavam agradecer a dádiva da vida. É giro ver de forma retrospectiva, como em cada situação podemos sempre ver algo positivo e estar gratos.

Agradecer para mim faz parte da celebração. Lembro-me que estava em viagem na altura que o meu pai partiu para a vida maior. Nunca fomos muito próximos, desde os meus 6 anos que deixamos de ter contacto. E fui conhecê-lo já tinha mais de 36 anos. Apesar de toda a ausência, sei que fez o melhor que sabia e agradeço-lhe de coração parte do dom da vida. Por isso celebrei genuinamente a sua passagem honrando essa dádiva. Quando estamos gratos por algo nas nossas vidas conseguimos celebrar genuinamente. Para mim a gratidão é uma forma de celebração. A gratidão brota do profundo do nosso ser, do nosso coração e ajuda-nos a aceitar a vida tal como ela é, perfeitamente imperfeita.

Aceitar a vida tal como ela é, perfeitamente imperfeita.

Agradecer e Celebrar pode realmente ajudar-nos a curar processos em nós e nas nossas vidas, e pode ajudar-nos também a lidar com os desafios. Nos momentos mais desafiantes agradecer pode não ser fácil, mas é forma de aceitação, pois tudo tem sempre um propósito.

Convido-vos a activar de forma consciente a Celebração nas vossas vidas.

Experimentem celebrar diariamente e observar os efeitos dessa prática. Celebrar não significa ignorar a dor, tapar com alegria a tristeza que sentimos. Celebrar é estar grato por algo, pela dádiva da vida e por todos os ensinamentos que ela encerra.

Celebro agradecendo do fundo do coração à Fátima Lopes por este projecto tão bonito e tão genuíno de enriquecimento de quem nos acompanha nos mais variados temas relacionados com saúde, bem-estar e lazer. Todos estes artigos que aqui encontras, todas estas partilhas têm sempre algo que inspira e ajuda alguém por isso devemos estar gratos. Estou grata por fazer parte deste projecto, que considero uma dádiva de todos nós e para todos nós. Celebro a continua partilha e aprendizagem.  Celebro agradecendo.

Como o nosso ser se alimenta de várias formas e nas suas mais variadas esferas, já alimentamos o corpo mental com a leitura, os corpos emocional e espiritual com a vibração que passamos a sentir com a gratidão. Falta alimentar o corpo físico. Como eu amo comida e estamos também a celebrar com festa e alegria, segue uma receita de um bolo que tenho a certeza fará as delícias de todos vocês. Imaginem só… brownie sem ovos, sem leite, sem açúcar de cana e sem farinha.

Receita de Brownie

Ingredientes:

  • 180gr de chocolate preto 100% cacau;
  • 70 g de óleo de grainha de uva;
  • 70 g de creme de aveia (natas de aveia);
  • 1 chávena de chá e meia de feijão manteiga;
  • 3 colheres de sopa de cacau cru em pó;
  • 3 colheres de sopa de farinha de coco;
  • 1 chávena de chá de nozes picadas;
  • 1 pitada de sal marinho;
  • 3 colheres de sopa de sementes de linhaça triturada com 9 colheres de sopa de água (=3 ovos);
  • 2/3 chávena de chá de xarope de ácer.

Modo de preparação: 

  1. Pré-aqueça o forno a 175º C. Forre uma forma com papel vegetal;
  2. Numa panela coloque o chocolate com o óleo de grainha de uva e o creme de aveia. Leve ao lume baixo, mexendo sempre, de forma a derreter o chocolate e ficar um creme homogéneo;
  3. Coloque o feijão, o cacau cru, a farinha de coco, ½ chávena de chá de nozes, o xarope de ácer e a linhaça num recipiente ou no liquidificador e triture tudo durante cerca de 2 minutos;
  4. Adicione a esta o chocolate derretido e triture mais 1 minuto;
  5. Adicione as restantes nozes picadas e envolva bem;
  6. Coloque a massa na forma e cubra com sementes a gosto;
  7. Leve ao forno durante 30 a 40 minutos.
celebração

Bom proveito! Difícil vai ser sobrar…

Boas celebrações!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais