A caminhada mindfulness

Rute Caldeira // Agosto 8, 2020
Partilhar

Sentada no meio de duas árvores imponentes, com raízes robustas e largas, acolho o meu corpo aqui esperando receber a energia de vitalidade, para que a inspiração fale através dos meus dedos que te escrevem. Preciso de ir variando os espaços onde estou, há alturas em que o meu ser me pede praia, outras o conforto do lar, outras a total comunhão com uma floresta e as suas árvores. 

Durante esta caminhada, quis ter a certeza de que deixava a minha mente ficar completamente limpa, «vazia». Quis ter a certeza de que este ar puro que se faz sentir mal se entra neste corredor verde se entranhava por todas as veias do meu corpo, fazendo-me entrar num mundo à parte, onde basta fechar os olhos para me sentir levitar, basta fechar os olhos para me sentir num espaço encantado que me conduz a uma escrita fluída e mágica, tal e qual esta floresta.

É curioso que quando escolhi o sítio para me sentar – este maravilhoso colo da minha amiga árvore –, imaginei que eu era a Alice no país das maravilhas e que à minha volta tinha borboletas de mil cores, coelhinhos sorridentes satisfeitos a roerem cenouras, pássaros felizes a oferecerem-me música com os seus cânticos, e todo o tipo de espécie de flores a decorar este cenário perfeito. Confesso que a minha imaginação é semelhante (para não dizer igual) à de uma criança, e que imagens deste tipo surgem naturalmente na minha mente. Sou uma sonhadora incorrigível e nem faço tenções de mudar, pois é isto que permite viver em modo «gratidão» e ver o melhor do mundo, mesmo nas alturas mais desafiantes.

Este vírus (COVID-19) tem deixado muitos corações em estado de ansiedade, de medo, de stress, e, por isso mesmo, decidi partilhar contigo, práticas que fizeram e continuam a fazer toda a diferença na minha vida, o nosso corpo precisa de movimento, a nossa mente precisa de ser positiva e o nosso coração necessita de ser grato. Como se faz isto? Dedicando todos os dias tempo a ti mesmo. Por exemplo, uma caminhada de 30 minutos vai mudar toda a tua energia.

O que é uma caminhada mindfulness?

A caminhada mindfulness (que significa atenção plena) tem esta beleza de te colocar no presente, de te energizar e o objetivo desta prática é precisamente este – que consigas ficar completamente presente no aqui e agora, e naturalmente o que acontece é que ficas deliciado com tudo o que esse presente te oferece e o que és capaz de ver quando «paras» nele.

Caminhada mindfulness, uma meditação activa

Este tipo de meditação é um convite a uma profunda consciência nas tuas ações. Esta meditação pede-te que entres a 100% em tudo o que acontece no teu corpo, a cada detalhe do mais pequeno e ínfimo movimento, pensamento ou emoção.

Quando inicias a tua caminhada, há uma profunda consciência nos teus passos – por isso, nos teus pés há uma profunda consciência nas tuas mãos que se movimentam de cada vez que avanças… É necessário que repares, que observes todas as partes de ti, sem exceção.

A verdade é que podemos mover-nos sem nenhuma consciência, podemos pensar sem qualquer consciência dos pensamentos com que estamos a nutrir ou a desnutrir a nossa mente… Podemos cozinhar, conduzir e até trabalhar num estado de absoluta alienação.

Convido-te, por isso, a abraçar esta prática. Este é um delicioso convite ao poderoso estado de presença, faças o que fizeres – tomes banho, fales ao telefone, conduzas, comas –, deves habituar-te a estar absolutamente consciente de ti, do teu corpo, dos teus pensamentos, da tua respiração, do teu ritmo cardíaco.

Indicações para uma caminhada mindfulness:

  1. Antes de dares início à tua caminhada silenciosa, para por uns momentos, fecha os olhos e fica a respirar, totalmente embrenhado na respiração…
  2. Fica completamente consciente, qualquer pensamento que surja, tu estás atento, tu viste-o, ouviste-o, mas não te identificas… Não o julgas… Não o segues… Sê o observador, sê a tua própria testemunha…
  3. Depois de te sentires completa/o e profundamente ligada/o a ti mesma/o, abre os olhos, e até do abrir dos olhos tu tomas consciência… E é neste estado de presença e de absoluta consciência que vais iniciar a tua caminhada, prometo que será um passeio inesquecível e revelador…
  4. Começa a caminhada… Mas fá-lo vagarosamente, porque agora a ideia é que observes os teus passos. Tu és uma criança que está pela primeira vez a caminhar, estás a explorar os teus movimentos pela primeira vez, estás a sentir a terra pela primeira vez… Observa cada detalhe, cada movimento dos teus músculos, do teu corpo… Observa o chão que pisas e a sua textura. Se te for possível, faz isto descalço para poderes sentir de forma profunda o local que pisas… Estes próximos minutos serão para te ligares de forma totalmente presente aos teus primeiros passos, sim…  Porque és uma criança que está a andar e a contemplar a capacidade de andar pela primeira vez. Mantém a cabeça baixa, toda a tua atenção está no chão.
  5. Agora ergue a cabeça. Para além de estares presente no teu corpo, fica também presente no espaço que te envolve… Onde te encontras? Que cores fazem parte desse espaço? Que sons nascem a partir dele? Que cheiros? Caminha… Vagarosamente, conscientemente, continua a caminhar e a explorar… Os teus olhos estão a ver pela primeira vez, para na imagem que te envolve…
  6. Os teus ouvidos estão a ouvir pela primeira vez, para nos sons que te rodeiam…
  7. O teu nariz está a cheirar pela primeira vez, para nos cheiros que te penetram a alma…
  8. A tua pele está a sentir pela primeira vez, para na brisa, nas folhas, no vento, no chão que te toca e que tu tocas…
  9. Fica completamente presente no teu presente. Abraça tudo o que te está a envolver agora, tudo o que faz parte do teu aqui e agora… Sente o teu corpo… Sente o teu corpo durante a caminhada, sente o teu corpo durante a respiração, sente o teu corpo a receber a energia da natureza… Sente o teu corpo a abraçar a natureza… Fica… Explora… Acolhe… Silencia-te… Usa todas estas indicações para te silenciar agora, continua a explorar esta caminhada sem a minha voz, fica… apenas em tudo o que envolve e em ti… Deixa-te ir… Lembra-te de que és uma criança a explorar o mundo pela primeira vez…

Nota: Esta meditação está disponibilizada na minha página de Youtube, a partir de lá podes caminhar ao ar livre, enquanto te conduzo em áudio a esta tão leve e bonita viagem.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais