A água em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um elemento, é uma fase de energia associada ao Inverno, é o elemento associado ao Rim e à Bexiga onde reside e prevalece a força Yin. O sentimento associado é o medo.
Os Cinco Elementos
Existem cinco elementos em MTC: a água, a madeira, o metal, o fogo e a terra. Partilham entre eles funções interligadas e são os protagonistas da Teoria dos Cinco Elementos.
Esta teoria demonstra e representa as atividades do Yin e do Yang e os cinco movimentos associados a diferentes estádios de transformação que acontecem, por exemplo, nas diferentes estações do ano, nos sentimentos, e em tudo basicamente.
O Yin e o Yang são dois conceitos antigos, interligados e relativos que demonstram e analisam todos os conceitos que conhecemos: O conceito de dia só pode existir na presença do conceito de noite, o conceito de pequeno só pode existir com o conceito de grande, o conceito de branco só pode existir com o conceito de preto. Tudo tem dois pólos de comparação e esses pólos são sempre relativos um ao outro.
A essência da água
A essência da água reside na não ação, é uma energia fluida que tem a capacidade de se solidificar e tornar-se pesada e, ao mesmo tempo, evaporar e tornar-se leve.
Em termos emocionais, a água é aquela sensação de conquista, de satisfação, de realizar um desejo e vê-lo mesmo cumprido. Por outro lado, o sentimento associado é o medo.
Se o elemento água se desequilibra também nós, o nosso organismo, pode entrar em desequilíbrio, através de:
- Infeções urinárias;
- Edemas no corpo;
- Impotência;
- Dores lombares;
- Fraqueza nos joelhos.
A alimentação e a energia da água
Em termos de sabores, o sabor que tonifica e regulariza a água é o sabor amargo, uma vez que tonifica a energia dos Rins. O sabor salgado dispersa a energia dos Rins e o picante harmoniza a energia dos Rins.
Interações dos elementos
Em seguida, um quadro que explica um pouco as interações entre os elementos: