8 livros para oferecer este Natal

Fátima Lopes // Dezembro 6, 2018
Partilhar

Há muitos anos que apenas dou presentes às crianças. Cá em casa, quando queremos oferecer algum miminho a alguém, essa prenda é na maior parte das vezes feita por nós. Eu e os meus filhos damos largas à imaginação. Assim, não só nos divertimos, como os presentes ganham um significado completamente diferente.

Os livros são sempre uma excelente opção.

No entanto, existem outras situações em que, ou porque o tempo já não o permite, ou porque sabemos que vamos fazer aquela pessoa sorrir com um presente inesperado, optamos por oferecer livros. Seja no Natal ou em alguma data com significado especial, os livros são sempre uma excelente opção e um presente que não desilude. Por isso, aqui ficam as minhas sugestões para este Natal.

8 sugestões de livros para oferecer este Natal:

. D. Maria I, Isabel Stilwell

Isabel Stilwell, a autora de romances históricos mais vendida em Portugal, traz-lhe a apaixonante história de D. Maria I. Uma rainha atormentada pelas sombras do passado, pelo peso da governação e por um pesado segredo, guardado nas cartas que trocava com a sua amiga e confidente, Teresa de Melo, priora da Estrela. A única a quem confessava a sua fragilidade, o medo de não decidir com justiça, o terror de ensandecer… Num tempo extraordinário, este romance, feito de personagens apaixonantes, leva-nos a um cenário de conspiração e intriga na Lisboa do século XVIII. Assistimos pelos olhos de D. Maria ao terramoto que abalou a capital, ao fim do poder do Marquês de Pombal que tanto a perturbava, aos conflitos com Espanha, ao longo processo dos Távora que marcou o seu reinado.

D. Maria I, Isabel Stilwell

. Foi sem querer que te quis, Raul Minh’alma

Foi sem querer que te quis” é o romance de estreia de Raul Minh’alma, autor bestseller de “Larga quem não te agarra” e “Todos os dias são para sempre”. Uma história arrebatadora, que nos prende da primeira à última página e que redefine o significado de amor que tínhamos até hoje. Até porque quando menos esperamos a vida traz-nos aquilo que tentamos rejeitar.

Foi sem querer que te quis, Raul Minh’alma

. Cada suspiro teu, Nicholas Sparks

O escritor norte-americano está de regresso com um romance inspirado numa história real. “Cada Suspiro Teu” é o 21º romance de Nicholas Sparks e fala-nos de um encontro que fica gravado a fogo no coração e na memória de duas pessoas de mundos opostos, transcendendo o tempo, os continentes, e o toque – por vezes agridoce – do destino…

Cada suspiro teu, Nicholas Sparks

. Livro de reclamações das crianças, Eduardo Sá

A pensar nos mais pequenos, mas sobretudo nos adultos, neste novo livro, Eduardo Sá responde às angústias das crianças, atende a todas as queixas e a todas responde à letra. No “Livro de Reclamações das Crianças”, o psicólogo e psicanalista desafia os mais crescidos a ouvirem as crianças e a dar-lhes espaço para se manifestarem. Mas, de coração aberto, com a ternura à espreita, porque mesmo quando elas reclamam pelas guloseimas, não é de guloseimas que estão a falar. Exercitam antes o seu direito filosófico de nos questionar, na nossa autoridade de “grandes” que se esqueceram um bocadinho do que é isso de ser criança.

Livro de reclamações das crianças, Eduardo Sá

. José Saramago – Rota de vida, Joaquim Vieira

José Saramago vencedor do Prémio Nobel da Literatura – o primeiro (e único até à data) a distinguir não só Portugal como a língua portuguesa, o escritor autor de romances fundamentais como “Memorial do Convento”, “O Ano da Morte de Ricardo Reis” ou “Ensaio sobre a Cegueira”, conquistou, por esse motivo, um estatuto de primordial relevo na nossa História recente. Trilhou, porém, um caminho árduo até atingir a consagração: originário de uma família de trabalhadores rurais ribatejanos, estudou apenas para serralheiro mecânico e fez toda a sua formação intelectual como autodidata. Nesta biografia, o jornalista Joaquim Vieira traça o percurso de uma personalidade única da cultura portuguesa, debruçando-se tanto sobre a sua intensa atividade criativa como sobre a sua atribulada vida privada.

José Saramago – Rota de vida, Joaquim Vieira

. Riscarriscos, Clara Cunha e ilustrações Marta Madureira

Era uma vez um risco riscado numa parede por um riscador de riscos. Riscava tudo em todo o lado. E, os seus riscos tornaram-se conhecidos. “Riscarriscos” é uma ferramenta útil para pais e educadores incentivarem as crianças a criarem e a riscar sem receio. Até porque o desafio de Clara Cunha e Marta Madureira para as crianças é precisamente deixarem-se inspirar por esta obra e descobrir o pequeno artista que vive dentro de cada um.

Riscarriscos, Clara Cunha e ilustrações Marta Madureira

. A construção do mundo, Fábio Monteiro e Mariana Rio

O mundo é montado todos os dias. Duvidam? Procurem os agrafos nos cantos das nuvens, as torneiras que enchem os rios, a fita-cola que segura o sol no seu lugar. Destinada a crianças, educadores e pais, “A Construção do Mundo”, do jornalista Fábio Monteiro e da designer e ilustradora Mariana Rio, foi a obra vencedora do Prémio Literário Branquinho da Fonseca 2017, atribuído pelo jornal Expresso e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A construção do mundo, Fábio Monteiro e Mariana Rio

. Becoming – A minha história, Michelle Obama

Com uma vida cheia de feitos e significado, Michelle Obama apresenta-se como uma das mulheres mais emblemáticas e incontornáveis da nossa Era. Como Primeira-Dama dos Estados Unidos da América (EUA) e a primeira mulher afroamericana a desempenhar tal função, ajudou a criar a Casa Branca mais acolhedora e inclusiva da História, ao mesmo tempo que se estabeleceu como uma poderosa defensora de mulheres e raparigas em todo o mundo. “Becoming – A minha história” é uma obra de reflexão profunda, um relato íntimo de uma mulher de alma e substância que desafiou constantemente as expectativas  e cuja história nos inspira a fazer o mesmo.

Becoming – A minha história, Michelle Obama

Nota: Fotografia por Verónica Silva.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais