7 dicas para uma boa hidratação

Custódio César // Junho 7, 2019
Partilhar

A água é o componente que existe em maior quantidade na composição do corpo humano, representando cerca de ⅔ do total da nossa massa corporal. É, por isso, a base de toda a vida e a nossa saúde está verdadeiramente dependente da qualidade e da quantidade de água que bebemos.

Porque é que deve beber mais água?

Infelizmente, a água é, com frequência, o “parente” esquecido da nutrição, porque todos estamos muito preocupados com o que comemos, mas poucos são os que se preocupam com a quantidade e qualidade da água que bebem.

6 razões porque deve beber mais água:

  1. A água aumenta os nossos níveis de energia.
    Neste artigo falámos nos efeitos perniciosos de uma pequena desidratação. A água ajuda o sangue a transportar o oxigénio e os nutrientes essenciais às células, tecidos e órgãos, promovendo, assim, o aumento dos nossos níveis de energia.
  2. A água contribui para uma pele jovem.
    Quando desidratada, a pele, apresenta com maior intensidade rugas e rídulas. A água hidrata a pele fazendo com que tenha um aspeto mais jovem e radiante! Por outro lado, contribui para eliminar impurezas e toxinas, pela melhoria do fluxo sanguíneo.
  3. A água controla o apetite, estimula o metabolismo e melhora o trânsito intestinal.
    Se beber um copo grande de água antes das refeições está a contribuir para inibir o apetite. Se beber água bem fria, obriga o organismo a queimar mais calorias, uma vez que a água consumida tem que ser aquecida dentro do nosso corpo – sempre são mais umas calorias extras! E, o fraco consumo de água pode levar a problemas de obstipação, o que está intimamente relacionado com o ganho de peso. Portanto, se tiver obstipação, aumente o consumo de água.
  4. Previna o risco de “pedras” nos rins.
    Uma das causas deste problema, doloroso, pode estar relacionado com o baixo consumo de água. A água dilui os sais minerais, evitando deste modo que se formem os cristais conhecidos por cálculos renais.
  5. Baixe os níveis de stress hidratando-se melhor.
    Cerca de 70 a 80% do cérebro humano é composto por água. Uma pequena desidratação para além de dificultar tarefas cognitivas, agrava o stress sobre o corpo e a mente.
  6. Tonifique os seus músculos
    O músculo é composto por mais de 70% de água. A desidratação aumenta o risco de lesão e compromete a eficiência da contração-relaxamento muscular. A ingestão de água ajuda, assim, a prevenir as cãibras musculares e contribui para a lubrificação das articulações. Uma boa hidratação é fundamental para se treinar durante mais tempo e com maior intensidade. E, atenção, com o tempo quente, não treine com roupa de Inverno na tentativa de perder peso rápido porque o que perde de peso durante o treino é água e não gordura, peso esse que se será recuperado com a ingestão de água após o treino. E, já vimos que desidratar apresenta vários riscos para a saúde, portanto, se quer controlar o peso não o deverá fazer pela perda forçada de água.

7 dicas para uma boa hidratação:

  1. Ao levantar tomar um bom copo de água – 400 a 500 ml;
  2. Beber água moderadamente fresca, porque se bebe melhor;
  3. Se necessário, para estimular o apetite para beber, aromatizar a água com sumo de limão ou gengibre ou hortelã, dependendo do gosto de cada um;
  4. Beber pequenos goles ao longo do dia e a intervalos regulares;
  5. Evitar beber às refeições. É preferível beber antes da refeição (efeito inibidor sobre o apetite) ou duas horas após a refeição;
  6. Vigiar a cor da urina, enquanto estiver concentrada e mais escura é sinal que o organismo não está bem hidratado. A cor da urina deverá ser o mais clara possível, sem sinais de turbidez;
  7. Manter sempre uma garrafa de água à mão. De preferência usar uma garrafa de vidro e com temperaturas quentes optar por uma garrafa térmica.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais