A água é o componente que existe em maior quantidade na composição do corpo humano, representando cerca de ⅔ do total da nossa massa corporal. É, por isso, a base de toda a vida e a nossa saúde está verdadeiramente dependente da qualidade e da quantidade de água que bebemos.
Porque é que deve beber mais água?
Infelizmente, a água é, com frequência, o “parente” esquecido da nutrição, porque todos estamos muito preocupados com o que comemos, mas poucos são os que se preocupam com a quantidade e qualidade da água que bebem.
6 razões porque deve beber mais água:
- A água aumenta os nossos níveis de energia.
Neste artigo falámos nos efeitos perniciosos de uma pequena desidratação. A água ajuda o sangue a transportar o oxigénio e os nutrientes essenciais às células, tecidos e órgãos, promovendo, assim, o aumento dos nossos níveis de energia. - A água contribui para uma pele jovem.
Quando desidratada, a pele, apresenta com maior intensidade rugas e rídulas. A água hidrata a pele fazendo com que tenha um aspeto mais jovem e radiante! Por outro lado, contribui para eliminar impurezas e toxinas, pela melhoria do fluxo sanguíneo. - A água controla o apetite, estimula o metabolismo e melhora o trânsito intestinal.
Se beber um copo grande de água antes das refeições está a contribuir para inibir o apetite. Se beber água bem fria, obriga o organismo a queimar mais calorias, uma vez que a água consumida tem que ser aquecida dentro do nosso corpo – sempre são mais umas calorias extras! E, o fraco consumo de água pode levar a problemas de obstipação, o que está intimamente relacionado com o ganho de peso. Portanto, se tiver obstipação, aumente o consumo de água. - Previna o risco de “pedras” nos rins.
Uma das causas deste problema, doloroso, pode estar relacionado com o baixo consumo de água. A água dilui os sais minerais, evitando deste modo que se formem os cristais conhecidos por cálculos renais. - Baixe os níveis de stress hidratando-se melhor.
Cerca de 70 a 80% do cérebro humano é composto por água. Uma pequena desidratação para além de dificultar tarefas cognitivas, agrava o stress sobre o corpo e a mente. - Tonifique os seus músculos
O músculo é composto por mais de 70% de água. A desidratação aumenta o risco de lesão e compromete a eficiência da contração-relaxamento muscular. A ingestão de água ajuda, assim, a prevenir as cãibras musculares e contribui para a lubrificação das articulações. Uma boa hidratação é fundamental para se treinar durante mais tempo e com maior intensidade. E, atenção, com o tempo quente, não treine com roupa de Inverno na tentativa de perder peso rápido porque o que perde de peso durante o treino é água e não gordura, peso esse que se será recuperado com a ingestão de água após o treino. E, já vimos que desidratar apresenta vários riscos para a saúde, portanto, se quer controlar o peso não o deverá fazer pela perda forçada de água.
7 dicas para uma boa hidratação:
- Ao levantar tomar um bom copo de água – 400 a 500 ml;
- Beber água moderadamente fresca, porque se bebe melhor;
- Se necessário, para estimular o apetite para beber, aromatizar a água com sumo de limão ou gengibre ou hortelã, dependendo do gosto de cada um;
- Beber pequenos goles ao longo do dia e a intervalos regulares;
- Evitar beber às refeições. É preferível beber antes da refeição (efeito inibidor sobre o apetite) ou duas horas após a refeição;
- Vigiar a cor da urina, enquanto estiver concentrada e mais escura é sinal que o organismo não está bem hidratado. A cor da urina deverá ser o mais clara possível, sem sinais de turbidez;
- Manter sempre uma garrafa de água à mão. De preferência usar uma garrafa de vidro e com temperaturas quentes optar por uma garrafa térmica.