Ano Novo, Vida Nova!
Anima-se com o final do ano. No seu íntimo regozija-se com a oportunidade de começo ou reinício de projetos e sonhos. Enquanto deita fora o que não faz parte do baralho da “vida nova”, sente-se um pouco mais leve. Mas, o que precisa realmente para conseguir levar a cabo os seus desejos de forma a que se tornem realidade? O que é necessário para que não desista, se não nos primeiros meses do ano, pelo menos com o passar do tempo em que outros acontecimentos vão reclamar a sua atenção?
7 dicas para definir resoluções realistas para o Ano Novo:
1. Escreva o que verdadeiramente quer e é relevante para si
Escreva no papel o que quer alcançar durante o próximo ano. Seja concreto e específico. Por exemplo: “Quero cuidar mais da minha saúde”. Para tal, vai ter mais cuidado com a alimentação; irá praticar mais exercício físico, fazendo caminhadas diárias; vai arranjar um passatempo diferente das suas ocupações habituais, que lhe permita distrair o espírito”.
2. Releia para confirmar se aquilo que escreveu é mesmo importante para si
Como vai saber? Hierarquize o que escreveu atribuindo maior valor ao que considera mesmo o mais importante. Se não conseguir concretizar mais nada, é a sua aspiração que tem o valor mais elevado, aquela a que vai dedicar toda a sua atenção e energia até conseguir o que pretende. E, só irá dedicar-se às outras, se não comprometer a realização da mais importante. Já dizia Goethe: “As coisas mais importantes não devem ficar subordinadas às menos importantes”.
3. Arranje incentivos que ajudem na concretização
Há pessoas que são muito disciplinadas e determinadas em persistir no alcance dos seus objetivos e não precisam de incentivos extra. Contudo, nem as pessoas são iguais, nem todos os objetivos têm o mesmo grau de facilidade. Por isso, arranje benefícios sociais; Como por exemplo: o convívio associado à prossecução de um objetivo; ou estímulos materiais; ou uma recompensa auto-estabelecida: fazer algo que habitualmente não realiza, dar um presente a si próprio, etc.; ou outros motivos monetários: se decidir deixar de fumar, o dinheiro que gastava nos cigarros é amealhado para guardar e utilizar nalguma coisa que para si tenha bastante valor.
4. Torne fácil começar
Imagine que quer introduzir um novo hábito na sua vida que é beber mais água durante o dia. Para não se esquecer, pode associar o beber água a alguma coisa que já faça habitualmente; Por exemplo: beber um copo de água antes das refeições habituais. Assim, vai estar a associar um novo comportamento a uma rotina que já está estabelecida, o que o torna mais fácil começar e continuar.
5. Vá devagar
Imagine que decide que no novo ano vai começar a andar mais a pé. Como para si é difícil começar com caminhadas de uma hora diária, pode começar por 15 minutos e ir aumentando gradualmente até chegar à sua meta.
6. Defina objetivos concretos e realistas
Seja concreto no objetivo que pretende e ao mesmo tempo realista. Para saber em que medida está a ser equilibrado, terá que se perguntar em que medida é possível, nas circunstâncias da sua vida pessoal, familiar e profissional, empreender o seu novo objetivo. Por exemplo: ir todos os dias ao ginásio talvez não seja possível, mas começar por ir duas vezes por semana talvez já o seja.
7. Faça STOP
Pare regularmente para confirmar se está a conseguir concretizar os seus objetivos ou o plano que determinou. Pare para identificar outras formas mais simples e prazerosas de conciliar a concretização dos seus objetivos com outras áreas da sua vida.
Inspire-se!
Após todas estas considerações para definir resoluções realistas para o Ano Novo, deixo-lhe algumas ideias para definir objetivos que tornem a sua vida em 2019 à medida das suas aspirações:
– Selecione o que pretende
- Hábitos a eliminar ou a ganhar para ter mais saúde física, emocional e mental;
- Pessoas a quem vai dar mais atenção ou alterar a forma como se relaciona;
- Ideias que pretende reforçar porque são motivadoras e pensamentos que quer transformar para poder ir mais além;
- Viagens, passatempos ou interesses que vai cultivar;
- Competências que quer adquirir e objetivos profissionais a atingir;
- Algo que vai fazer para contribuir para um mundo melhor;
- ….
– Arranje um aliado
Arranje um aliado a quem comunicar os seus objetivos e pedir ajuda para estabelecer um plano ou a definir estratégias que transformem as suas aspirações em realidade. Pode ser um colega, um amigo ou, de acordo com a importância e complexidade dos seus objetivos, pode mesmo trabalhar com um Coach profissional e experiente, que o ajudará a motivar-se, a confirmar a pertinência dos seus objetivos e decisões, e o poderá acompanhar no seguimento da concretização das suas resoluções.
Comece com poucos objetivos e gradualmente. Vá devagar, mas não desista. Monitorize e ajuste, divirta-se, aprecie e celebre todas as conquistas que vai conseguindo. Se não tirar partido do caminho que está a fazer, também não saberá regozijar-se plenamente com o resultado atingido! E, entretanto, não se esqueça de ser muito feliz!