No Verão, com o calor que se faz sentir, o que mais apetece comer são saladas frescas, que nos ajudam a suportar o calor que se faz sentir. Todos nós, quando estamos em equilíbrio tendemos a fazer escolhas naturalmente acertadas para o nosso organismo. Como estas de comer saladas e alimentos crus no Verão.
Alimentação consciente e natural
Quem me conhece ou já leu algo acerca da minha versão de alimentação consciente e natural, sabe que um dos pontos importantes é o de adaptar a alimentação às estações do ano e ao local onde vivemos. Outros pontos importantes para mim são comer biológico, local e sazonal.
Já repararam como a natureza é sábia e nesta altura do ano, em que o ambiente é mais seco, nos oferece uma grande variedade de frutas e legumes, saborosos e suculentos? Isto é com grande teor de água. No Inverno, quando é suposto o ambiente ser mais húmido, para nós que vivemos num clima temperado, acontece precisamente o contrário, no que diz respeito ao teor hídrico dos alimentos.
Isto acontece porque no Verão precisamos de hidratar o nosso corpo de uma forma mais abundante, pois transpiramos mais e o metabolismo está mais acelerado.
O Verão é mesmo a altura do ano ideal para comer saladas frescas, que devem ser nutritivas e equilibradas.
Se optarem por substituir a refeição por apenas umas salada, é conveniente que esta tenha todos os macronutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo: hidratos de carbono (de preferência através de cereais integrais), fibras e vitaminas (das frutas e legumes) e uma fonte proteica (eu privilegio as de origem vegetal, como as leguminosas).
5 receitas de saladas frescas e nutritivas para o Verão:
Deixo-vos aqui várias receitas de saladas, uma para comerem simples, outras como complemento de uma refeição.
Salada de couve coração
Ingredientes:
- 1 cenoura;
- 1 couve coração;
- 1 maçã;
- 3 alperces secos;
- amêndoas tostadas.
Preparação:
Comece por lavar os vegetais. Corte a couve ao meio e depois em tiras, o mais fino que conseguir. Rale a cenoura e corte a maçã em pequenos pedaços, mergulhando-a de imediato em água com uma pitada de sal, para não oxidar. Corte em tiras finas os alperces secos.
Junte todos os vegetais numa saladeira, misture e salpique com amêndoas tostadas.
Na hora de comer tempere com um molho a seu gosto, como o vinagreta.
Dica: Tempere os vegetais só no seu prato, desta forma se não comer tudo pode guardar a salada no frigorífico para comer mais tarde, sem que ela se estrague.
Salada de agrião com dulse
Acrescentar algas à nossa alimentação é acrescentar minerais ao nosso prato. As algas devem ser vistas como vegetais do mar e não como algo estranho. A dulse, a alga que usamos nesta receita, tem a particularidade de não precisar de ser hidratada e é rica em minerais como o ferro, potássio, magnésio, iodo e fósforo.
Ingredientes:
- 1 molho de agrião;
- 1 chávena de alga dulse desidratada.
Preparação:
Lave bem o agrião e separe as suas folhas. Misture a alga dulse com o agrião e sirva com um molho a seu gosto.
Salada de quinoa com molho de limão
Esta é uma salada super completa com todos os ingredientes necessários a uma refeição completa. É uma excelente solução para levar na marmita, pois não precisa sequer de ser aquecida.
Ingredientes:
- 1 chávena de quinoa;
- 2 chávenas de água;
- sal marinho integral;
- 1 chávena de milho cozido;
- ½ chávena de alho francês cortado;
- 1 chávena de nozes partidas;
- 1 chávena de pepino cortada em triângulos;
- 1 maçã descascada e cortada em palitos;
- ¼ chávena de folhas de hortelã picadas;
- 2 colheres de sobremesa de coentros ou salsa picados;
- ½ chávena de azeitonas pretas ou verdes descaroçadas (opcional).
Preparação:
Comece por lavar a quinoa deixando-a coberta de água morna um minuto, passando-a em seguida por água corrente fria com o auxílio de um passador; O objectivo é remover a camada que lhe dá um sabor amargo e áspero.
Numa panela leve a água com uma pitada de sal ao lume. Quando estiver a ferver adicione a quinoa. Assim que começar a ferver de novo, reduza o lume para o mínimo, tape de deixe cozinhar até o líquido estar absorvido (normalmente 20 minutos). Retire a panela do lume e deixe a quinoa arrefecer.
Transfira a quinoa para uma saladeira, adicione os restantes ingredientes e envolva.
Regue a salada com o molho de limão e se necessário tempere com uma pitada de sal marinho. Deixe a salada repousar cerca de 15 minutos para ficar com os sabores apurados e sirva.
Para o molho de limão use ¼ de chávena de sumo de limão, ¼ de chávena de azeite, ¼ de raspa de um limão. Misture o sumo de limão com o azeite e a raspa e envolva bem.
Dica: Se for para comer fora de casa, leve o molho numa garrafinha e tempere só uns minutos antes de comer.
Salada de rúcula e bulgur com maçã e nozes
Ingredientes:
- 1 chávena de chá de bulgur;
- 1 alface;
- rúcula;
- 10 tomates cherry;
- 1 maçã;
- 1 chávena de chá de nozes;
- azeitonas q.b.;
- azeite;
- vinagre balsâmico;
- alecrim fresco q.b.
Preparação:
Coloque o bulgur a cozer com duas chávenas de água e uma pitada de sal. Quando o bulgur estiver cozido passe-o por água fria e escorra-o bem.
Coloque o bulgur numa saladeira. Corte os tomates cherry ao meio, a alface a gosto e junte à salada. Lave e corte a maçã em meias luas, passando-as por água fria com sal para não oxidarem. Adicione a maçã e também a rúcula, as nozes partidas grosseiramente e as azeitonas à salada. Envolva bem e sirva temperado com azeite, umas gotas de vinagre balsâmico e alecrim fresco.
Dica: Se juntar, por exemplo, um pouco de tofu fumado ou outra fonte proteica, tem aqui outra opção de refeição completa.
Salada de cuscuz marroquino
Cuscuz é um alimento “obrigatório” em toda a zona magrebina. Muito versátil, obtido a partir de sêmola de cereais, é uma fonte de hidratos de carbono de fácil utilização.
Ingredientes:
- 1 chávena de cuscuz;
- ½ couve roxa;
- 1 cenoura ralada;
- 200g de ameixa preta partida;
- 1 cebola;
- 1 limão;
- salsa picada;
- sal;
- azeite.
Preparação:
Coloque duas chávenas de água a ferver com uma pitada de sal. Assim que ferver, desligue, coloque o cuscuz, e deixe-o hidratar durante 5 minutos. No final, mexa com um garfo, para soltar os grãos.
Corte a couve roxa em tiras finas e coloque-a num escorredor com sal, para soltar a água e ficar mais mole. Deixe ficar 5 minutos e lave bem para retirar o sal. Junte todos os ingredientes numa saladeira, exceto o cuscuz. Tempere com limão, sal e azeite. Acrescente o cuscuz e está pronta a comer.
Atreve-te a ser diferente!
Alimenta-te de uma forma consciente!