5 Livros portugueses que tem mesmo de ler

Fátima Lopes // Março 26, 2022
Partilhar
livros
livros

Sabia que hoje se assinala o Dia do Livro Português? Esta data especialmente dedicado à literatura portuguesa foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores. O objetivo é realçar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo. 

Porquê 26 de Março? 

Porque foi precisamente a 26 de Março que foi impresso o primeiro livro em Portugal. “Pentateuco”, em hebraico, foi impresso nas oficinas do judeu Samnuel Gacon, situadas em Faro.  

Para assinalar esta data, deixo aqui cinco sugestões de livros portugueses das quais tenho a certeza que irá gostar. Atreva-se a descobrir autores nacionais e a ler livros diferentes dos que está habituado. 

5 Sugestões de livros portugueses que tem mesmo de ler:

1. “O Momento em que nos perdemos”, Maria José Núncio

O momento em que nos perdemos” relata-nos a história de Toni e de Maria dos Remédios, que, com apenas cinco anos, perdeu toda a família nas cheias de 1967. Com capítulos curtos que nos deixam com aquela vontade constante de querer ler sempre só mais um bocadinho, Maria José Núncio consegue fazer-nos reflectir na influência que as nossas escolhas e decisões diárias têm no rumo da nossa vida. 

2. “Inês de Castro”, Isabel Stilwell

Esta é a história de Inês de Castro como nunca ninguém a contou. Mais uma vez Isabel Stilwell usa toda a sua magia para nos envolver na história e nos agarrar logo desde do início do livro. Um romance histórico imperdível para quem gosta de conhecer todos os pormenores dos tempos dos reis e das rainhas. Conheça a história da espia, amante e Rainha de Portugal e deixe-se transportar diretamente para cada lugar e momento tão bem descrito pela autora. 

3. “A última curva do caminho”, Manuel Jorge Marmelo

Manuel Jorge Marmelo autor de romances, crónicas, contos e livros infantis, lançou recentemente “A última curva do caminho”, que nos relata a história de um professor que se afasta do ritmo alucinante da vida citadina e preparar-se para morrer. Esta é uma excelente obra para reflectir sobre o envelhecimento, sobre a rapidez com que vivemos os nossos dias e sobre a forma como aproveitamos o momento presente. Saberemos aproveitá-lo conscientemente e com presença? Ainda sabemos viver lentamente?

livros

4. “Ferozes”, Helena Magalhães 

Autodescoberta, crescimento, mas sobretudo amadurecimento. Emancipação, Empoderamento. Tudo está presente neste “Ferozes”, onde Helena Magalhães nos relata de um modo cru, sem rodeios, as suas próprias experiências desde a adolescência até à atualidade. E é impossível não nos identificarmos com algumas das suas partilhas. Uma visão do mundo feminino que aconselho para mulheres e não só. 

5. “Inquieta”, Susana Amaro Velho

Inquieta” é o terceiro romance de Susana Amaro Velho. Destaco-o por duas razões: primeiro porque este é um livro que nos faz refletir bastante, principalmente na importância que damos à nossa saúde mental. É um livro inquietante, mas muito pertinente. Uma leitura que mexe mesmo connosco. Em segundo porque é um dos primeiros livros a ser publicado pela Aurora, uma chancela do grupo Infinito Particular que nasceu do sonho da Helena Magalhães, com o intuito de editar apenas obras assinadas por mulheres, dando a oportunidade de os leitores conhecerem novas autoras. E este é um sonho que vale a pena divulgar porque nos inspira a continuarmos a sonhar e a acreditar que é possível fazermos acontecer aquilo que nos enche o coração. 

Leia livros portugueses e apoie os autores nacionais.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais