O que fazemos hoje constrói o nosso futuro, daí a importância do que fazemos com regularidade e consistência, ou seja, dos nossos hábitos.
Se pensarmos bem, cada um dos nossos dias representa a nossa vida em miniatura. À medida que vivemos cada dia desenhamos a nossa vida e, se queremos viver uma vida serena e tranquila, temos de diariamente trazer para a mesma hábitos que nos ajudem na construção do caminho que ambicionamos.
5 Hábitos para finalizar a semana de forma tranquila e organizada:
1. Organizar e esvaziar a caixa de entrada do e-mail
Para conseguir identificar o que precisa de ser efetuado e priorizá-lo consoante a sua importância/urgência é necessário que a caixa de entrada esteja organizada e o mais limpa possível.
Para terminar a semana, sugiro que invistam algum do vosso tempo a apagar os emails que não exijam a nossa atenção, assim como a etiquetar e arquivar os emails que precisam mesmo de guardar e, por fim, a identificar os emails que têm de responder e a priorizá-los por ordem de importância. Responder por ordem de chegada não é, de todo, a solução mais eficiente.
Chegar ao final de semana com a caixa de entrada limpa e organizada transmite-nos uma tranquilidade e sensação de missão cumprida.
2. Organizar a secretária/zona de trabalho
Nada melhor do que finalizar a semana com a zona de trabalho organizada. Existem imensos estudos que confirmam que a desarrumação diminui o autocontrolo, a nossa largura de banda cognitiva, a criatividade e a produtividade.
Habituem-se a terminar a semana e deixar a zona de trabalho o mais vazia, limpa e organizada possível. É a altura certa para eliminar o que não precisamos, arquivar o que temos de manter, devolver e/ou arrumar o que não está no local correto. Garanto que a vossa semana terminará melhor, assim como a próxima semana começará com muito mais foco.
3. Fazer um check-up financeiro
Outros dos hábitos fundamentais para terminar a semana é fazer um check-up às nossas finanças, perceber como estão os nossos gastos, se precisamos de fazer ajustes ao orçamento mensal, assim como quais os gastos que podem ser feitos no fim-de-semana.
4. Refletir sobre a semana que está a terminar
A tomada de consciência é o primeiro passo para podermos crescer e evoluir. Terminar a semana a refletir sobre a mesma: o que correu bem, o que correu menos bem e o que essas situações nos ensinaram, o que poderíamos ter feito diferente, o que fizemos bem e é para replicar e por aí fora, para que possamos melhorar continuamente.
5. Planear a próxima semana
Outro hábito que ajuda a finalizar a semana e a efetivamente desligar durante os dias de pausa é deixar a próxima semana o mais planeada possível. Destacando os prazos e compromissos importantes, os compromissos ou tarefas que podemos delegar ou eliminar, as tarefas que têm mesmo de ser efetuadas, assim como os principais objetivos da semana.
A organização, o planeamento, a antecipação e a preparação são, sem dúvida, ferramentas que nos ajudam a fechar ciclos, a trazer serenidade e a aumentar a nossa capacidade de desligar e desfrutar das coisas simples da vida.
Estes 5 hábitos são formas simples e rápidas de semanalmente usarmos essas ferramentas para que possamos usufruir dos nossos dias de descanso.