5 Dicas para viajar em tranquilidade e segurança com crianças

Hugo Rodrigues // Agosto 9, 2021
Partilhar
tranquilidade
tranquilidade

As férias são dos momentos mais esperados por todas as pessoas e, quando se tem filhos, adquirem uma importância redobrada. Por esse motivo, é importante pensar como se pode usufruir delas, garantindo a paz, tranquilidade e segurança necessárias. Aqui ficam alguns conselhos:

5 Dicas para viajar em tranquilidade e segurança com crianças:

1. Respeite as horas de descanso

Descansar é uma necessidade básica de todos os seres humanos e, por isso, deve ser encarado como uma prioridade no dia-a-dia. E as férias não devem ser exceção! Claro que se pode ser mais flexível com as horas de dormir, mas é importante perceber que as crianças que não descansam o que precisam ficam mais irritadas e com menos tolerância (tal como se passa com os adultos). Assim, para que todos possam usufruir da companhia uns dos outros em tranquilidade, e até das férias em si, é importante garantir um bom descanso, de forma geral.

2. Mantenha algumas rotinas, mas sem um rigor exagerado

As crianças precisam de algumas rotinas para lhes dar segurança e previsibilidade ao seu dia, principalmente as mais pequenas. Por esse motivo, é importante garantir algumas delas, de forma a não mudar de forma radical seu funcionamento diário. No entanto, as rotinas excessivas podem ser fonte de stress e conflitos, pelo que convém perceber que, sem as obrigações dos dias “normais”, pode e deve haver espaço para alguma flexibilidade, que garanta o bem-estar de todos.

3. Mantenha a segurança

Habitualmente, é nas férias que acontecem mais acidentes com crianças porque elas andam mais “livres” e com menos regras. E, na verdade, é bom que elas explorem o ambiente e alimentem a sua curiosidade, mas como é lógico, é imprescindível garantir a sua segurança, principalmente nos primeiros anos de vida. Deste modo, os pais devem dar mais liberdade aos seus filhos e ajudá-los a ultrapassar desafios, mas sempre com um papel mais de supervisão do que de intervenção. Só assim é que eles vão crescer e desenvolver as suas competências.

4. Fomente uma participação ativa por parte das crianças

As férias não precisam, obrigatoriamente, de ser muito planeadas. No entanto, sempre que isso acontece, faz sentido tentar envolver as crianças (particularmente as mais velhas), tentando ir ao encontro do que elas mais gostam de fazer. Não precisam de ser elas a decidir tudo, mas, se puderem ser uma parte “ativa” nessas decisões, ajuda a que usufruam mais do que vão fazer.

5. Prepare o regresso à “normalidade” com alguma antecedência

Quando o fim das férias se começa a aproximar, é importante ir preparando o regresso à “normalidade”. Assim, 1-2 semanas antes de regressar à escola, as crianças devem começar a ter o seu dia estruturado de forma semelhante ao que vão ser as suas rotinas diárias, de forma a que a transição não se faça de forma abrupta. Assim, a aceitação acaba por ser mais fácil e, acima de tudo, mais funcional para todos.

Os momentos em família são importantes para todos, especialmente para as crianças. 

Em jeito de conclusão, gostaria de reforçar a importância dos momentos em família para todos, em especial para as crianças. São fundamentais, reforçam laços e constroem uma estrutura pessoal sólida e muito mais capaz. E, se no dia-a-dia “normal” essa deve ser uma prioridade, nas férias é algo imprescindível e que deve mesmo ser vivido dessa forma. Usufruam destes momentos e criem memórias fantásticas em conjunto!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais