5 dicas para tornar o quarto do seu filho num espaço mais saudável

Habitat Saudável // Outubro 3, 2018
Partilhar

Aplicar alguns princípios de saúde geoambiental está ao alcance de todos e pode evitar problemas de saúde e bem-estar nos mais novos. Deixamos-lhe 5 conselhos importantes que deverá ter em atenção na hora de pensar sobre o quarto das crianças.

  1. E, se lhe dissermos que o quarto do seu filho tem substâncias químicas?

Por inúmeras razões, as crianças devem estar, brincar e dormir num local isento de componentes tóxicos. Mas, e se lhe dissermos que esses componentes, tão nocivos à saúde, podem estar presentes nas tintas das paredes, nas colas, ambientadores ou no próprio mobiliário? Opte sempre por materiais de origem natural e evite madeiras que possuam resinas ou colas, substituindo estas por madeira natural e de origem certificada.

  1. Atenção à temperatura.

A temperatura ideal para o quarto do seu filho é de 18º-21ºC. Já a humidade do ar deverá estar compreendida entre os 40%-60%. Estes valores são facilmente controlados com a aquisição de um termo-higrómetro para o quarto. No Inverno, contrarie a ideia de que o quarto deve estar quente e evite temperaturas demasiado altas, uma vez que estas criam sensação de mal estar nos bebés e colocam-nos em risco de sobreaquecimento.

  1. Decore com amor e simplicidade.

Na hora de decorar, não se esqueça que o essencial é manter o quarto simples: objetos inúteis tornam o quarto desorganizado e acumulam pó. Priorize tons claros e suaves que incitem ao sossego, opte por móveis arredondados e sem arestas bicudas e evite colocar objetos debaixo de cama para facilitar a circulação do ar. Opte também por colocar plantas naturais no quarto da criança, uma vez que estas diminuem as substâncias tóxicas do ambiente e purificam o ar.

  1. Como descobrir se o seu filho descansa verdadeiramente durante a noite?

Saber em que zona deve colocar a cama onde a criança dorme é importante para que o sono da mesma seja reparador e tranquilo. Se o seu filho tem sintomas como acordar em posição fetal num espaço diminuto da cama, rolar, cair ou acordar com a cabeça nos pés da cama, ou chorar de forma abrupta durante a noite, então é importante perceber se o local onde está a cama do seu filho  sofre de exposições a radiações nocivas.

  1. Diga “não” aos aparelhos eletrónicos.

É sabido que a dependência de aparelhos eletrónicos é crescente, no entanto, estes podem ser prejudiciais ao normal desenvolvimento da criança. Evite colocar aparelhos elétricos ou eletrónicos perto da cama ou berço, tais como vigia-bebés, rádio-despertadores, notebooks, tablets, smartphones, etc. Desligue também os sistemas wi-fi durante a noite e/ou afaste o mais possível a localização do router deste tipo de espaços de descanso. E, caso o quarto da criança seja contíguo à cozinha, é importante que a cama ou berço estejam o mais afastados possível da parede onde existem eletrodomésticos.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais